terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Com o objetivo de incentivar e reconhecer boas práticas ambientais das empresas operadoras, contratadas e arrendatárias que atuam na área da Poligonal do Porto do Itaqui, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela gestão do porto público do Maranhão, lançou o edital do 1º Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental. Podem concorrer pessoas jurídicas de direito público ou privado que tenham desenvolvido, em 2020, atividades dentro da área do Itaqui que se enquadrem em uma das três categorias.

Com um sistema de gestão certificado pela ISO 14.001, a EMAP integra o Conselho Estadual de Meio Ambiente e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão e implantou desde 2015 uma gestão que vem consolidando o Itaqui como o principal porto do Corredor Centro Norte e um dos mais importantes do país.

“Mesmo em um ano tão desafiador, o Porto do Itaqui vem em acelerado processo de modernização da infraestrutura e eficiência das operações. Temos uma equipe técnica de alta performance e os melhores parceiros comerciais. Juntos, estamos crescendo de forma consistente e tudo isso cuidando das pessoas e do ambiente, de modo que nossos resultados sejam sustentáveis”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

“O Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental foi criado para reconhecer o esforço de nossos parceiros, estimulando que cada vez mais empresas adotem práticas de excelência em gestão ambiental”, completa Ted Lago. 

De acordo com o edital, a participação das empresas está condicionada ao cumprimento dos requisitos legais ambientais, comprovação de investimentos em inovação para redução de impactos ambientais, atuação em programas de responsabilidade socioambiental, excelência do sistema de gestão e estrutura e preparação para o atendimento de emergências, incluindo recursos humanos, equipamentos e capacidade de pronta resposta. 

“A proteção à vida e ao ambiente é um valor para nós e na qualidade de Autoridade Portuária, a EMAP atua com foco em eficiência operacional e sustentabilidade”, diz a gerente de Meio Ambienta da EMAP, Luane Lemos. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 4 a 15 de janeiro de 2021 (ver quadro). Uma comissão julgadora composta por técnicos da Gerência de Meio Ambiente da EMAP fará a análise dos inscritos, elegendo dois destaques por categoria. O edital está disponibilizado no site www.portodoitaqui.ma.gov.br

Categorias

– Operador Portuário: podem concorrer empresas pré-qualificadas para exercer atividades de movimentação e armazenagem de cargas destinadas ou provenientes de transporte aquaviário no Itaqui. 

– Arrendatário: exclusiva para empresas com contrato de arrendamento, transição, passagem, cessão onerosa ou não onerosa de área ou infraestrutura existente dentro da poligonal do porto, vigente em 2020. 

– Contratado: destinada a empresas que possuem contrato de obra ou serviço firmado com a EMAP, com tempo de execução igual ou superior a um ano, desenvolvido no ano de 2020.

Cronograma

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário