terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Estudantes e toda a população de Imperatriz contam agora com um espaço confortável e adequado para estudos. Trata-se do Farol do Saber Sálvio Dino, que foi entregue nesta segunda, 21, após passar por reforma completa de sua estrutura. A obra de revitalização do equipamento é fruto de mais uma parceria entre as secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Educação (Seduc) e foi executada pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul).

Com investimentos na ordem de R$ 299.011, 98, foram realizados serviços de troca e recuperação de esquadrias, pintura, climatização, instalação de forro, paisagismo, entre outras intervenções, como inclusão de recursos de acessibilidade, internet e incremento de 200 novos livros ao acervo da biblioteca, entre obras literárias, livros técnicos e de conteúdo voltado para concursos e exames como o Enem.

Gerido pela Secma, o Farol do Saber Sálvio Dino de Imperatriz integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA) e é a 55ª biblioteca do tipo a ser entregue totalmente recuperada. Ao todo o Maranhão possui 118 Faróis do Saber.

Localizado na Rua Coriolano Milhomen, no bairro Bacuri, o Farol do Saber de Imperatriz foi renomeado em homenagem ao pai do governador Flávio Dino, o advogado, escritor e político Sálvio Dino, que faleceu este ano, vítima da Covid-19.

Para o vice-governador Carlos Brandão, que participou da cerimônia de entrega do Farol do Saber, a homenagem é um gesto de reconhecimento “ao legado intelectual deixado por Sálvio Dino”, que foi integrante das academias Maranhense e Imperatrizense de Letras.

Carlos Brandão avalia que a oferta de equipamentos educacionais de qualidade são “pontes para o futuro” e que essa é mais uma entrega que garante “ao filho do pobre as mesmas oportunidades dadas ao filho do rico”.

“Nós estamos fazendo várias inaugurações pelo estado inteiro, principalmente na área da educação. Estamos restaurando todas as bibliotecas públicas que nós chamamos Farol do Saber, para que os alunos possam se capacitar e se preparar para uma disputa no vestibular, para que eles possam garantir um futuro melhor nas suas vidas”, frisou Brandão.

Após participar da solenidade de entregue do Centro de Ensino (CE) Professora Maria Pinheiro de Sousa, em São Francisco do Brejão, como parte das ações do Programa Escola Digna, o secretário de Educação, Felipe Camarão, falou sobre a relevância desse tipo de inauguração para o setor educacional.

“São várias inaugurações do programa Escola Digna nesta semana. Em São Francisco do Brejão entregamos uma nova escola de ensino médio na cidade e hoje o Farol do Saber totalmente recuperado, com acervo novo, equipamentos novos e novo mobiliário, homenageando o doutor Sálvio Dino, que foi um grande entusiasta da educação maranhense”, pontuou o secretário.

O secretário de Cultura, Anderson Lindoso, destacou a parceria entre Secma e Seduc na revitalização dos Faróis do Saber, que estão de portas abertas não só para os estudantes, mas para a sociedade em geral.

“Mais uma reforma, mais um trabalho da parceria entre a Seduc e a Secma levando educação, saberes e cultura para a população escolar e para os moradores do entorno. Esses são os Faróis do Saber, que concentram um acervo muito importante não só para os nossos estudantes, mas para toda a sociedade”, ressaltou.

Academia Imperatrizense de Letras

Em Imperatriz, a comitiva de governo também visitou as instalações da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), que está em fase final das obras de restauração e deve ser reaberta em janeiro de 2021.

Fundada em 27 de abril de 1991, a reforma da AIL é uma realização da Secma e recebeu recuperação de cobertura e colocação de manta, serviços de alvenaria, divisórias e painéis, novos piso e revestimento, pavimentação, recuperação de esquadrias, pintura interna e externa, além de mármores e granitos e novo mobiliário.

“A reforma é muito importante para a literatura regional, imperatrizense e maranhense. Em abril a Academia Imperatrizense de Letras está completando 30 anos de existência e ele tem uma representatividade literária muito grande para a nossa região. Essa obra vem revitalizar não apenas o prédio, mas nosso sentimento de prestação de serviço à nossa cultura”, disse o atual presidente da AIL, o escritor Raimundo Trajano Neto.

Também participaram das agendas em Imperatriz, os secretários de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil), Clayton Noleto (Infraestrutura) e Pastor Porto (Secretaria Extraordinária da Região Tocantina).

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário