sábado, 5 de dezembro de 2020

Espaço criado pelo prefeito Edivaldo reúne gastronomia, artesanato e venda de produtos da agricultura familiar seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19


Neste domingo (6) tem mais uma edição da Feirinha São Luís a partir das 7h, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico de São Luís. O evento promovido pela Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) reúne agricultura familiar, artesanato e gastronomia em único espaço a parir de uma iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Na edição deste domingo (6) terá uma programação especial com a cantora Nilkizzany Melo, fazendo uma apresentação em voz e violão com um repertório repleto de música popular maranhense, MPB, jazz e blues.

O local também tem espaço para as ações educativas e sociais. Neste domingo, a Feirinha vai receber uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), abordando a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS, com o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e combate à doença, esclarecendo dúvidas da população sobre os métodos de prevenção e tratamento, além de distribuir preservativos e material educativo.

Todos os domingos, das 7h às 14h, o público é brindado com o colorido da decoração, tecido suspensos e estendido no Centro da Praça, contornando a estátua do patrono do local - Benedito Leite. O evento foi planejado com o objetivo de promover um espaço sombreado, proteger da chuva e, principalmente, que garanta a segurança dos presentes e o distanciamento social. Além da preservação dos canteiros arborizados.

A Feirinha é realizada respeitando o cumprimento das medidas combate à Covid-19. O local possui um grande efetivo de bombeiros civis, que atuam na aferição de temperatura e organização do espaço. Também foram implantados totens de álcool em gel, sinalização de fluxo e distanciamento entre as barracas e mesas. Para acesso ao local é indispensável ao uso de máscara.


Segundo o titular da Semapa, Émerson Macêdo, a Feirinha retomou suas atividades em um formato menor, mas ganhou um projeto totalmente inovador que abrange desde a estrutura física até a decoração. "Todo o projeto foi planejado para receber as famílias, a produção agrícola familiar, criativa e gastronômica de São Luís com muita segurança e comodidade, e estarão presentes em todos as edições deste ano", informou o secretário.

A Feirinha é um importante ponto de lazer, entretenimento, cultura e de venda e se consolidou como um grande ponto de encontro entre os amigos. "Gosto muito da Feirinha São Luís nesse novo formato. A gente consegue visitar todas as barracas, conhecer e experimentar os produtos. Fico esperando o domingo chegar para eu almoçar na feira depois de sair da missa", observou a universitária, Vicka Moreira.

Informações e fotos: Agência São Luís

2 comentários:

  1. Um espaço de divulgação das artes, cultura e gastronomia em pleno Centro Histórico. O legal da É REENCONTRAR amigos.

    ResponderExcluir