segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Homenagem foi em agradecimento a Lei Municipal que torna permanente e da cidade o programa Feirinha São Luís, cujo projeto foi uma iniciativa do prefeito; evento incentiva o empreendedorismo, promove o turismo e oferece lazer e entretenimento aos visitantes

Permissionários da Feirinha São Luís homenagearam neste domingo (20)  o prefeito Edivaldo Holanda Junior, pela iniciativa da criação do projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores na última semana, que institui o programa Feirinha como uma ação permanente do calendário cultural da cidade. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), acontece desde 2017 e é um dos principais incentivos ao empreendedorismo local, proporcionando, ainda, lazer e fortalecendo o turismo da capital. A homenagem foi uma forma de os permissionários agradecerem ao prefeito pela conquista que lhes garante o direito de continuarem expondo e comercializando seus produtos em barracas e foodtrucks, em setores que agregam gastronomia, artesanato, cultura e produtos agroecológicos, tudo isso reunido na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís.

O prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, destacou a importância da Feirinha São Luís para a cidade. “A Feirinha é um programa idealizado pela nossa gestão e que, em pouco tempo, se tornou parte de São Luís. Assim que identificamos esse fato, logo pensamos no projeto de lei e o encaminhamos para a Câmara Municipal, que aprovou a permanência desta importante ação da cidade. O evento é um sucesso desde que foi iniciado e por isso merece continuar, sem contar que garantir a permanência dessas atividades é impulsionar cada vez mais o empreendedorismo local, a cultura e o turismo que são muito importantes para o desenvolvimento da cidade. A Feirinha São Luís é uma das nossas maiores iniciativas culturais, além do Arte na Praça, Sarau Histórico e do Canta São Luís, que realizamos este ano”, frisou Edivaldo. 

A aprovação do Projeto de Lei nº 179/2020 vai refletir diretamente na vida dos permissionários que trabalham todos os domingos, na Feirinha São Luís, levando um pouco da culinária, artesanato, agroecologia e tantos outros produtos locais. “Esse é um momento muito importante e estamos muito felizes por realizar um sonho que os feirantes têm desde o início das atividades da Feirinha. Trata-se de um programa extremamente importante para o desenvolvimento da cidade, para a geração de emprego e renda. Nos últimos dias, incertos com o futuro, os feirantes estavam aflitos e poder conquistar essa vitória junto deles é uma felicidade muito grande e o sentimento é de dever cumprido. A aprovação da lei que torna a Feirinha uma ação permanente da cidade é mais um legado da gestão do prefeito Edivaldo”, disso o titular da Semapa, Émerson Macêdo. Também receberam a homenagem o secretário da Semapa e o vereador Ivaldo Rodrigues. 

De acordo com uma das permissionárias que representou todos os outros que fazem a Feirinha São Luís durante a menção honrosa ao prefeito Edivaldo por instituir a permanência das atividades culturais na cidade, o evento dominical é o único em São Luís capaz de reunir tantas belezas. “Estamos todos muito felizes com esse presente que o prefeito Edivaldo nos proporcionou. Estávamos preocupados com o que seria da Feirinha São Luís nos próximos anos, já que o prefeito e idealizador desse projeto tão belo está terminando sua gestão. Mas Edivaldo, mais uma vez, superou nossas expectativas, e vai nos permitir continuar com esse projeto amplo que é plural e democrático, abraça o povo de São Luís e faz a todos muito felizes”, ressaltou Rosa Maria Lima.

FEIRINHA SÃO LUÍS

Após um período de paralisada por causa da pandemia de Covid-19, a feirinha retomou sua atividade em outubro, em um novo formato, garantindo toda a segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. Houve um empenho muito grande da Semapa ao desenhar esse novo formato de um jeito que beneficiasse a população e os permissionários, tendo em vista os reflexos da pandemia no orçamento familiar dos produtores que expõem seus produtos no local e dos comerciantes, artesãos e artistas que fazem parte desse projeto. 

Todas as medidas de segurança são tomadas a cada nova edição da Feirinha que mantém a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o perímetro da Praça Benedito Leite. Além de manter bombeiros civis distribuídos por todo o local, incluindo na porta de entrada. Com sinalização no chão, orienta o trânsito em um único sentido, implantou totens de álcool em gel da entrada até o final da feira. Além de manter os canteiros com isoladores para evitar qualquer tipo de aglomeração ou danos ao paisagismo.

A Feirinha São Luís é um evento consolidado na cidade. Ponto de encontro de familiares e amigos, o programa, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, venceu a etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2019. A Feirinha foi vencedora na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). Essa categoria premiou o programa com foco nas ações do município para contribuir para a inclusão produtiva do Microempreendedor Individual, cooperativas, associações, artesãos e agricultores familiares, entre outros, assegurando a aplicação do tratamento diferenciado e favorecendo o seu desenvolvimento e competitividade.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário