quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Curso realizado pela gestão do prefeito Edivaldo integra uma das frentes do amplo projeto de urbanização do local que será entregue em dezembro totalmente reformado

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), deu início, nesta quarta-feira (2), ao curso de culinária para profissionais que atuam na Fonte do Bispo, espaço que está sendo urbanizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e que será entregue, completamente renovado, ainda neste mês de dezembro. A aula inaugural do curso, que acontecerá até o próximo dia 16, contou com a participação da primeira-dama, Camila Holanda, que enfatizou os esforços do município para entregar o novo cartão-postal da cidade, obra executada por meio do programa São Luís em Obras.

“A Prefeitura está realizando, por meio do São Luís em Obras, uma grande reforma na Fonte do Bispo e possibilitando aos permissionários que já trabalhavam no espaço cursos de capacitação, de empreendedorismo, de boas maneiras de manuseio dos alimentos para que possam desempenhar melhor suas atividades. Essa é uma grande oportunidade para eles se qualificarem e receberem esse conhecimento técnico para, assim que o prefeito Edivaldo entregar o novo espaço, eles poderem fazer da Fonte do Bispo um local conhecido não só por sua beleza, mas, também, pelos bons produtos que serão comercializados no local”, destacou a primeira-dama, Camila Holanda.

No total, 75 pessoas estão cadastradas e vão participar do curso de culinária que tem, por objetivo, contribuir para o comércio realizado na Fonte do Bispo. O curso também está sendo uma oportunidade para os profissionais abrirem horizontes e, quando retomarem as atividades no novo espaço, poderem executar atividades diferentes das que realizam antes da reforma.  Além disso, será um incremento para a renda dos profissionais que tiram o sustento de casa a partir do comércio informal, que poderá ser realizado com mais qualidade depois que o prefeito Edivaldo inaugurar a obra, neste mês de dezembro.

“Temos realizado todo um trabalho com os profissionais que vão trabalhar na nova Fonte do Bispo. O curso de culinária, assim como os outros de capacitação que já realizamos, cumpre, acima de tudo, uma função social bastante importante. O compromisso da gestão do prefeito Edivaldo, nesse sentido, é não só de promover a mudança do espaço, mas, também, de promover a qualificação de cada um desses profissionais, para oferecer melhores serviços e conseguirem faturar melhor, pois é lá da região do Anel Viário que esses trabalhadores tiram o sustento de casas, de suas famílias”, ressaltou a consultora social da Sempe, Mônica Teixeira.

As 75 pessoas que estão cadastradas para participar do curso de culinária estão divididas em três turmas para evitar aglomeração em razão da pandemia de Covid-19. Ainda em razão da doença, as aulas continuarão sendo realizadas obedecendo a todo o protocolo sanitário adotado, que torna obrigatório a higienização correta das mãos com álcool em gel antes de adentrar a sala onde será ministrada a parte teórica e na cozinha, onde irão manipular os alimentos. Também foi adotada a medição de temperatura para garantir a segurança de todos, bem como o distanciamento entre as cadeira e uso de máscara. 

APROVAÇÃO

Ansiosos pela inauguração da nova Fonte do Bispo, os trabalhadores se mostram dedicados em aprender novas técnicas para desenvolverem melhor suas atividades, como reconheceu Maria Nazaré Soares, de 66 anos. “Não vejo a hora de o nosso novo local de trabalho ser inaugurado. Tenho certeza de que vai ficar tudo mais bonito e atrativo, levando cada vez mais gente para o local. Além disso, com esse curso que a Prefeitura está nos oferecendo, também vai ser possível desenvolver um trabalho ainda melhor”.

Como Nazaré, quem também elogiou a iniciativa da Prefeitura de São Luís de proporcionar qualificação profissional aos permissionários da Fonte do Bispo foi Maria Jane Pereira, de 70 anos. “Não tenho dúvidas de que esse curso vai fazer com a que a gente possa vender produtos com mais qualidade para as pessoas que vão frequentar o novo espaço. Nessas capacitações a gente aprende coisa que parece fácil demais ou coisas que a gente nem sabe que existia. É muito bom poder participar de um momento como esse de aprendizado”, destacou.

NOVO LOGRADOURO

Uma das muitas obras que o prefeito Edivaldo executa no Centro de São Luís, os serviços na Fonte do Bispo seguem em ritmo acelerado. Até o fim do ano, duas das três etapas previstas no projeto de urbanização do espaço serão entregues e os recursos para conclusão da terceira etapa já estão assegurados.

As etapas 1 e 2 contemplam a construção da praça da Fonte do Bispo, com a implantação dos espaços para o comércio e equipamentos de lazer, prática esportiva, recreação infantil e o novo terminal de transporte urbano – que contará com três plataformas amplas, com proteção para sol e chuva, e acessibilidade universal. Esse espaço corresponde à área que vai da Fábrica São Luís até o encontro da Avenida Magalhães de Almeida com a Rua das Cajazeiras.

No local, esta semana, foi iniciado a implantação do projeto paisagístico com o plantio de mais de 200 mudas de árvores e arbustos e está sendo concluída a instalação do sistema de drenagem profunda, realizada na Avenida Vitorino Freire. Essa fase da obra se deu com o objetivo de evitar que os alagamentos continuem ocorrendo, durante o período chuvoso. Também seguem em andamento as etapas de concretagem de um complexo de praças as obras de fundação dos quiosques, bem como das bases de sustentação da estrutura para o abrigo do transporte urbano. 

Ao fim da reforma, o terminal será equipado com plataformas cobertas e via livre para a Rua das Cajazeiras, além de 8 quiosques de apoio (cada um com 2 a 4 unidades comerciais, basicamente para lanches). O projeto prevê rampas de acessibilidade, piso tátil para orientar portadores de deficiência visual.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário