terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Presentear

A regência verbal está, sem dúvida, entre os assuntos da língua portuguesa  que mais sofre infrações. Os verbos mais comuns abordados nas gramáticas são assistir, chegar, comentar, e outros. Mas hoje vamos falar de um verbo cuja regência correta a maioria das pessoas desconhece: “presentear”. Como o Natal está se aproximando, é bastante oportuna essa abordagem. Veja o exemplo abaixo, em que se cometeu propositadamente um erro de regência:

            Professor, queremos lhe presentear com esta caneta de ouro por seu empenho e dedicação.

Um verbo pode ter como complemento um objeto direto (Verbo transitivo direto-VTD), um objeto indireto (Verbo transitivo indireto-VTI) ou ambos (Verbo transitivo direto e indireto-VTDI). Não existe verbo que requeira dois objetos diretos ou dois indiretos, como é o caso do exemplo acima. O verbo presentear, no exemplo acima, tem o complemento de pessoa (lhe), que exerce função de objeto indireto, e o complemento de coisa, na função de objeto indireto também, pois inicia-se com preposição. Para consertar esse solecismo absurdo, temos duas sugestões:

Primeira: utilizar a pessoa como objeto direto e a coisa como objeto indireto. Para isso, devemos trocar o pronome “lhe” (que exerce função de objeto indireto) pelo pronome “o”. A caneta de ouro já está exercendo a função de objeto indireto, por isso não vamos proceder a nenhuma modificação com esse termo. A modificação resultará na seguinte frase:

            Professor, queremos presenteá-lo com esta caneta de ouro por seu empenho e dedicação.

O pronome “lo” tem função de objeto direto, e “com esta caneta de ouro” exerce a função de objeto indireto.

Segunda: utilizar a pessoa como objeto indireto e a coisa como objeto direto. Para tal, não vamos mexer no pronome “lhe” (que exerce função de objeto indireto). Já a caneta de ouro, que está exercendo a função de objeto indireto, deve perder sua preposição para virar objeto direto, desta forma:

            Professor, queremos lhe presentear esta caneta de ouro por seu empenho e dedicação.

O pronome “lhe” tem função de objeto indireto, e “esta caneta de ouro” exerce a função de objeto direto.

Texto é um publicação do Potal Ufma.br

0 comentários:

Postar um comentário