segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em conjunto com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (CONERH) e Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), órgãos superiores das políticas de recursos hídricos e meio ambiente no Maranhão, realizaram na quarta-feira (9) o minicurso Patrimônio e Meio Ambiente, no município de Alcântara.

O minicurso teve o objetivo de agregar conhecimento a respeito das mais variadas expressões culturais e foi ministrado pela curadora do Museu Casa Histórica de Alcântara, Liz Renata Lima Dias, que possui mestrado em sustentabilidade e ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para Liz Renata, o minicurso foi de suma importância para que as pessoas entendam sobre o patrimônio cultural e “muito proveitoso, pois as pessoas puderam contribuir e entender um pouco sobre a importância do patrimônio cultural e de que forma podem estar também aplicando dentro da perspectiva ambiental, já que não são coisas dissociadas”, enfatizou. Além disso, ainda ressaltou que “realizar o minicurso dentro de uma cidade como Alcântara, que é muito rica tanto em termos culturais quanto ambientais, foi uma experiência muito válida”.

Já para Tainan Lopes, conselheira do CONERH, representante do Conlagos (poder público), o minicurso “veio para fazer entender que as riquezas do nosso estado não são valorizadas como deveriam pelos próprios moradores e precisam ser conhecidas. As reuniões itinerantes já eram um pedido feito há algum tempo pelos conselhos e isto tem sido uma forma de fazer com que possamos nos conhecer melhor e poder também desfrutar de mais conhecimentos. O minicurso foi uma oportunidade ímpar para sabermos as diferenças entre os diversos tipos de patrimônios existentes”, afirmou.

Informações: Ascom SEMA

0 comentários:

Postar um comentário