domingo, 3 de janeiro de 2021

Relembre fatos e datas da semana de 03 a 09 de janeiro de 2021

O astronauta brasileiro Marcos Pontes, quando foi ao espaço em 2006

Nesta primeira semana completa de 2021 é hora de desmontar a árvore de natal, reviver o passado com o lançamento da radionovela Direito de Nascer e comemorar o Dia do Astronauta, data criada após a ida do astronauta brasileiro Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional. Confira esses e outros destaques da semana.

Viver pra música

Aproveite ainda para criar uma lista de músicas que relembrem compositores famosos que dedicaram suas vidas a letras, ritmos e melodias.  No dia 5, faz 45 anos da morte do cantor paulista Roque Ricciardi, o Paraguassu. No dia 6, Syd Berrett, um dos fundadores do Pink Floyd, faria 75 anos. 

Já no dia seguinte (7), seria o aniversário de 75 anos do compositor fluminense Luiz Melodia, responsável por canções marcantes como Pérola Negra e Juventude Transviada. Inclusive, o Recordar é TV da TV Brasil fez uma homenagem especial ao cantor Luiz Melodia. Assista:

Dia do Astronauta

O Dia do Astronauta (9) foi criado para a homenagear a Missão Centenário, que ajudou a levar ao espaço o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Há 15 anos, ele embarcou na nave russa Soyuz TMA-8, após o descumprimento contratual do governo brasileiro com a Nasa, rumo ao espaço. Pontes ficou uma temporada na Estação Espacial Internacional realizando experimentos científicos. Atualmente, Marcos Pontes ocupa a cadeira do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Martinho Lutero

No dia 3 de janeiro, há 500 anos, o Papa Leão X excomungava Martinho Lutero. Lutero da Igreja Católica. Quatro anos antes, em 1515, o então monge alemão afixou na porta da Igreja no Castelo de Wittenberg, na Alemanha, o documento em que expunha suas divergências com o catolicismo na forma de 95 teses. 

Por falar em fatos religiosos, o dia 6 é o momento de desmontar a árvore de natal com a chegada do Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, os três reis magos - Gaspar, Balthazar e Melchior, seguiram viagem depois de visitar o menino jesus.

A história pela Rádio Nacional

srael Pinheiro na inauguração da Rádio Nacional de Brasília (Acervo Arquivo Público do Distrito Federal)

Pensar que Brasília já teve prefeito pode dar nó nas cabeças de brasilienses acostumados com um governador e vários administradores regionais. Mas no dia 4 de janeiro faz 125 anos do nascimento do primeiro construtor e "prefeito" de Brasília, Israel Pinheiro. O político foi a autoridade responsável por comandar as obras da nova capital e assumiu o posto de administrador da capital em seguida. Israel Pinheiro esteve presente na inauguração da Rádio Nacional.

Por falar em inaugurações, o dia 8 também celebra os 70 anos do início da radionovela Direito de Nascer. Nos  anos 1950, a novela transmitida diariamente na Rádio Nacional, parava a cidade do Rio de Janeiro. Estatísticas oficiais de época mostraram que o consumo de água era reduzido no horário do programa, porque, na maioria das famílias, as pessoas só tomavam banho antes ou depois da novela.

Informação: Agência Brasil 

0 comentários:

Postar um comentário