sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Aumento do volume de passageiros desembarcados, no número de voos e na taxa de ocupação da rede hoteleira da cidade mostram que a cadeia do turismo começa processo de reaquecimento

O desembarque de passageiros no aeroporto de São Luís foi 225% maior em dezembro do que agosto, início da retomada das atividades da cadeia de valor do turismo.

Os indicadores de movimentação de passageiros no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís e dados de ocupação hoteleira em dezembro de 2020 sinalizam perspectivas de reaquecimento da cadeia do turismo, com indícios de um processo de recuperação que ganha consistência a cada dia, em clara tendência de aquecimento das atividades do segmento de turismo na capital maranhense.

Dados da Infraero apontam que o volume de passageiros desembarcados no aeroporto em dezembro do ano passado foi mais que o dobro do registrado em agosto, mês apontado como o início do reaquecimento pós pandemia.

Os números indicam que no último mês de 2020 chegaram a São Luís 55,5 mil passageiros em 734 voos, o que representa um crescimento de 225,3% com relação ao resultado aferido em agosto pela Infraero, quando desembarcaram 24.645 passageiros em 474 voos.

Em rota de reaquecimento, cadeia do turismo receberá atenção do Sebrae em 2021

O resultado de dezembro ainda está distante da média de passageiros desembarcados e registrada em 2019 – de 70,3 mil passageiros mensais. No entanto, já se aproxima fortemente do ritmo registrado em fevereiro de 2020, um mês antes do pico da pandemia e início das medidas de isolamento social que impactaram fortemente a atividade turística. Naquele mês, cerca de 62,1 mil passageiros desembarcaram na capital maranhense.

O aumento do número de passageiros desembarcados no aeroporto de São Luís se soma aos resultados aferidos pelo Observatório do Turismo de São Luís, na primeira semana do ano.

De acordo com os dados levantados pelo Observatório do Turismo, a rede hoteleira de São Luís iniciou o ano de 2021 em alta: a taxa de ocupação (de 30 de dezembro a 2 de janeiro) atingiu 83% da capacidade instalada. Os equipamentos hoteleiros instalados na orla de São Luís, puxaram a alta da taxa de ocupação na capital ao superar os 80%, isso indica que há uma preferência do turista que visita a cidade – a área litorânea.

Atendimento do Sebrae em 2021 terão foco territorial

Contribuindo com o resultado do aquecimento na atividade econômica do turismo, o Sebrae fez a sua parte e atuou forte nos polos turísticos São Luís, Rota das Emoções, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás. O trabalho da instituição foi focado em apoiar os empreendedores do turismo com ações e projetos para adaptar os pequenos negócios do setor à nova situação e a retomada das atividades com segurança sanitária. Agora em 2021, está entre os desafios consolidar esse trabalho com ações focadas em uma visão de atendimento territorial.

Para o coordenador estadual de Turismo do Sebrae, Luiz Walter Muniz, o planejamento tem sido a palavra de ordem e a instituição está reestruturando seu modelo de atuação.

“Neste momento, o planejamento tem sido a palavra de ordem do Sebrae, especialmente em razão de uma mudança de foco na nossa atuação, que passa a ser territorial. Nos diversos territórios contemplados no Polo São Luís, a cadeia do turismo aparece com grande relevância e potencial para geração de dinamismo e incremento econômico”, afirma o coordenador de Cultura e Turismo do Sebrae no Maranhão, Luiz Walter Muniz.

Do processo do planejamento ao apoio a novos roteiros turísticos – como o passeio equestre rural da Raposa e a produtos de turismo de experiência identificados e validados com participação do trade, passando pela preparação das empresas para atuação no meio digital e pela remodelagem de produtos agora adaptados à nova realidade do turismo, pelo fortalecimento de alternativas de turismo regional e capacitação dos negócios turísticos para o mercado e para a gestão com foco empreendedor, além de alternativas de acesso ao mercado, o Sebrae deu sua parcela de contribuição, com suporte técnico, consultorias em gestão financeira, transformação digital, rodadas de negócios, gestão de pessoas e até mesmo em implantação de procedimentos sanitários adequados ao momento de pandemia. Agora, o Sebrae está preparando novas formas de adaptar sua atuação face à reestruturação do mercado turístico.  

“Estamos reestruturando nosso modelo de atuação, trabalhando o planejamento das ações que serão executadas. Para tanto, contamos com o apoio de consultores e especialistas, no sentido da construção de um plano de trabalho consistente, focado nas principais demandas do trade, para ser executado em 2021 após validado pelo trade e pelo próprio Sebrae e parceiros. Após um 2020 complicado, onde tivemos saldos positivos frutos da atuação do Sebrae, de parceiros e do trade, nosso propósito é dar continuidade ao trabalho desenvolvido e voltado para as necessidades dos negócios do turismo, levando em conta o reposicionamento da atividade e o próprio modo de usufruir do turismo fruto dos novos condicionantes trazidos pela pandemia”, concluiu o coordenador.

Informação: Sebrae-MA 

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