terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Com 37.282 negócios formalizados no acumulado de janeiro a outubro do ano passado, o Maranhão alcançou o primeiro lugar do Nordeste e o terceiro do país como o estado com maior crescimento no número de abertura de empresas do período. Os números representam um crescimento de 13,5% e foram obtidos a partir dos dados disponibilizados pela Receita Federal e constantes na página do Ministério da Economia. Ao se considerar o mês de novembro, no acumulado do ano, o órgão contabilizou 40.430 novas empresas.

A colocação no ranking está relacionada às medidas de incentivo do Governo do Estado para estimular o empreendedorismo local e aos avanços no registro empresarial coordenados pela Jucema. O órgão, mesmo durante a pandemia da Covid-19, conseguiu resultados expressivos para o ambiente de negócios. Bateu sucessivos recordes de empresas abertas e diminuiu o tempo de deferimento de processos. Em outubro, chegou a ser a Junta Comercial mais rápida do Brasil nas formalizações de empresas e, por fim, superou os anos anteriores quando se trata de atendimentos realizados pelo suporte RedeSim.

A compilação dos dados revela que a maioria dos novos negócios está ligada às micro e pequenas empresas e a atividade econômica mais registrada foi o comércio varejista de roupas e acessórios. 

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, a posição do Maranhão no ranking foi mantida até o fechamento do ano de 2020. “Dessa forma, nosso propósito de ser um dos estados mais promissores do Brasil para o empreendedorismo está sendo alcançado com muito êxito”.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário