quarta-feira, 6 de janeiro de 2021
Fotos sentido horário: Pôr do sol em São Luís - MA, Isla Saona na República Dominicana e Maragogi-AL.

Por: Rafael dos Santos Marques 

Há lugares do nosso planeta que provocam desejos e sonhos em forma de delírios tropicais, com praias paradisíacas e sol o ano inteiro. Sempre nos vem à mente lugares como o Caribe, o Índico, o Pacífico Sul, Oceania, Sudeste Asiático e...o nosso querido e amado Nordeste Brasileiro! 

Esses paraísos tropicais compartilham a mesma sedução, mas cada um tem a sua impressão digital, a sua marca inconfundível.

Comparando essas duas grandes regiões atlânticas e americanas, o Caribe sai na frente disparado com uma fama internacional consolidada e com uma estrutura e oferta pra ninguém botar defeito, de forma geral é claro.

Por outro lado, o nosso "Caribe Brasileiro" - o Nordeste - guarda um enorme potencial ainda pouco explorado, apesar de já possuir alguns destinos que já alcançaram uma certa projeção mundial.

Não, o Caribe não é feito apenas de águas cristalinas e de um azul incomparável. Da mesma forma, o Nordeste não se restringe ao seu litoral. Se o litoral caribenho insular, centro e sul-americano é maior que o nordestino em extensão, a região nordestina é enorme para além de seu litoral - que é o maior do país -  e abrange 18 % por cento do Brasil, o que é bem maior que a superfície somada de todas as ilhas caribenhas. Vamos comparar algumas características dos dois de forma tangencial para chegarmos à conclusão que - em se tratando de potencial e atratividade - ambos empatam e ambos merecem ter a mesma atenção e o mesmo interesse mundial.

Praias: sim, as praias caribenhas são imbatíveis na transparência e tonalidades de suas águas. As nordestinas, mais continentais e banhadas diretamente pelo oceano Atlântico, com uma quantidade maior de estuários e muitas sujeitas a maiores amplitudes de marés, variam mais nesse quesito: de cores "quase caribenhas" passando pelo azul e verde até as mais turvas com uma beleza tropical diferente. Importante frisar que nem todas as praias caribenhas ostentam esse azul turquesa cristalino clichê. Por outro lado, a beleza das praias vai muito além de suas águas e o Nordeste reúne características únicas que arrebatam com sua beleza e diversidade como dunas, lagoas, falésias, coqueirais, florestas, rios, manguezais etc..

E se no Caribe a quantidade e a riqueza das formações coralíneas é superior, aqui no Nordeste não ficamos muito atrás: temos o Parcel Manuel Luís - o maior banco de corais próximo à foz do Rio Amazonas e um dos maiores da América do Sul - a APA Costa dos Corais - uma das maiores barreiras de corais do Hemisfério Ocidental e Abrolhos - a maior formação de corais e a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e do Brasil.

Em outro ponto as duas regiões também empatam: a temperatura das águas quase sempre mornas e sempre agradáveis para o banho.

Alegria e hospitalidade dos trópicos: o mesmo espírito caribenho é o brasileiro, especialmente o nordestino. Festeiro, simpático, amistoso e hospitaleiro, o nordestino de forma geral é a materialização da fama mundial da alegria  genuinamente brasileira. No Nordeste, o Brasil é mais genuinamente brasileiro. 

Cultura: como no Caribe, no Nordeste a miscigenação salta as olhos e impregna cada manifestação cultural que vai das artes à culinária, da música ao folclore, do carnaval às letras, da poesia ao São João....As matrizes ameríndias, africanas e europeias mescladas sob o sol dos trópicos americanos transpiram essa cultura festiva, colorida e diversa, com características próprias e exclusivas a esta parte do globo. Belas cidades históricas, fortificadas e coloniais existem aos montes nas duas regiões. E a cultura musical e folclórica então?! Nem se fala....a caribenha dispensa apresentações e a nordestina, tanto a do litoral como a do sertão -  berços de alguns dos mais conhecidos gêneros brasileiros - é tão diversificada e rica quanto, porém menos conhecida que a caribenha mundialmente.

Atrativos turísticos: pegando um pouco de carona nos quesitos anteriores, se ambos também seduzem pelos seus variados atrativos culturais e históricos, os naturais despertam a maior motivação para a maior parte dos turistas que os visitam, sobretudo pelas praias e o litoral. Por outro lado, enquanto o Caribe é uma região eminentemente marítima que não vai muito além da linha da costa dos países continentais não antilhanos, o Nordeste é uma região continental de grande área que guarda muitas belezas cênicas em sua natureza semiárida, agreste e florestal que passa por chapadas, cachoeiras, grandes rios, serras e planícies, pantanais e muita biodiversidade. E com algumas paisagens que não tem paralelo no planeta como os Lençóis Maranhenses, por exemplo. 

Não vou me alongar aqui no porquê não alavancamos no turismo como o Caribe. Isso, todos já sabem: falta de estrutura, segurança, investimentos...falta de vontade política, preços exorbitantes, balneabilidade das praias e poluição...etc etc etc. Temos alguns bons exemplos ? Sim! Mas também muitos maus exemplos. E muitos "diamantes" a serem lapidados. E diferenças de estado pra estado no desenvolvimento turístico. 

No entanto, não queremos mais o turismo pasteurizado e/ou o turismo de massas. Ou o turismo predatório que exclui as comunidades receptivas e padroniza tudo e não respeita as diferenças e vocações de cada região. Queremos o turismo sustentável, ecológico, de experiências e vivências. O turismo que alavanca a economia local e melhora a qualidade de vida de todos. Queremos manter a nossa identidade, os nossos valores e particularidades. Ainda temos muitos lugares autênticos em muitas regiões mas - como no Caribe - por conta de um turismo desenfreado de massas que muitas vezes só faz aumentar a concentração das riquezas advindas dele - temos cada vez menos.

Mas há um fato que todos vamos concordar: o Nordeste também é um paraíso tropical! Do mar ao interior. Da floresta ao sertão. Das praias aos rios. Sem furacões! E continua abrigando alguns dos destinos nacionais preferidos. Afinal de contas, além das nossas belezas, cultura e hospitalidade, o frio passa longe daqui! 

E o nosso Maranhão então?! Este Nordeste Meio Norte, meio Amazônico e com todas as demais peculiaridades que nos fazem diferentes e únicos em relação ao restante da região mas sem deixar de sermos Nordeste!

O nosso Brasil continente como um todo é um gigante adormecido no turismo, apesar do potencial astronômico. Estamos falando aqui só do Nordeste mas todas as regiões tem o seu grande encanto. E mesmo assim, perdemos para o México, no nosso continente, e para a África do Sul, mil vezes menor.... 

Chegaremos lá um dia! 

Por enquanto aproveite e conheça o seu estado, a sua região e o seu país e ...se apaixone! E se orgulhe! Não temos nada a invejar de outros paraísos mundo afora...

Sim, moramos em um paraíso tropical!  Mais especificamente em uma Ilha da Amazônia Costeira no Nordeste Brasileiro, conhecida como Upaon Açu, mas também Ilha do Amor, Jamaica e Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos e Patrimônio da Humanidade; com muito orgulho, com muito amor!

"Eu moro onde você vem passar as férias!"


2 comentários:

  1. São Luís é bela por natureza e pelo povo hospitaleiro. Sou Ludovicense de coração.
    Ótimo texto. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. São Luís de fato é bela, o Maranhão como um todo tem seus encantos e seus segredos que precisam ser descobertos. O Rafael (autor do texto), tem conhecimento de causa e foi feliz quando escreveu seu texto. Abraços

    ResponderExcluir