domingo, 3 de janeiro de 2021

Utilizado como uma das principais ferramentas de difusão de conteúdo pedagógico para os estudantes da rede pública estadual do Maranhão, quando a pandemia do novo coronavírus chegou, o canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conseguiu atingir mais de 1 milhão de visualizações ao longo de 2020 e ganhou mais de 39 mil inscritos somente neste ano.

Atualmente com 40,5 mil inscritos, o canal tem sido um importante aliado para que a secretaria continue a ofertar formações para profissionais da rede estadual, além de articuladores pedagógicos do “Pacto pela Aprendizagem”, que estão presentes nos mais diversos municípios maranhenses.

O canal abriga conteúdos diversos, dentre eles videoaulas que serviram bastante para os estudantes da rede estadual e também das redes municipais continuarem o processo de aprendizagem em casa, quando as escolas foram fechadas por conta da pandemia. 

A secretária de Gestão da Rede e da Aprendizagem da Seduc, Nadya Dutra, ressalta que as plataformas digitais foram primordiais para conseguir minimizar os impactos que a pandemia trouxe para o ensino e aprendizagem, em todo mundo. No decorrer dos últimos meses foram realizados 28 webinários formativos, por meio da plataforma.

“As oportunidades de ensinar e aprender criadas a partir de veículos como o YouTube foram de singular relevância para mitigar os efeitos da pandemia na educação. Claro, também há desafios que seguem para que todos tenham oportunidade de acesso, pois a desigualdade digital ainda é uma realidade que precisa ser enfrentada, como tem feito o Governo do Maranhão a partir das doações de chips com pacote de dados aos estudantes. Assim, hoje os conteúdos disponíveis nas redes são mais um ganho tanto para docentes quanto para discentes. A Seduc encerra o ano letivo de 2020 com um planejamento para diversificar conteúdos e fazê-los chegar a todos os estudantes do Estado”, destacou.

Terceirão não tira férias 

O projeto que é voltado para estudantes da 3ª série do Ensino Médio intensificar os estudos no período de férias, esse ano, por conta do fechamento das atividades presenciais nas escolas, ganhou nova roupagem e foi realizado completamente à distância, com videoaulas publicadas todos os dias por meio do canal no YouTube. 

A Playlist do projeto, que conta com 112 videoaulas e diversos aulões que foram realizados ao vivo, foi uma das mais acessadas do canal, rendendo 92.800 visualizações.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário