domingo, 17 de janeiro de 2021

Hoje, cedo em uma caminhada matinal pelas praias da Avenida litorânea, em São Luís, tive uma surpresa nada agradável, com um achado de uma tartaruga marinha, tipo cabeçuda, morta, sendo trazida pelas correntes marinhas até a praia. 

O Animal foi encontrado logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (17), o que atraiu atenção de banhistas e transeuntes  daquela faixa de praia.

Pelo porte, devia ser um animal jovem, em torno de 40 a 50 anos, cor esverdeada a cinza, medindo algo em torno de 70 cm de comprimento. Como ajudei a tira-lo da água,  pude ter ideia aproximada do seu peso, em torno de 80 kg. O mesmo tinha um grande ferimento na cabeça, ainda sangrava. Como ainda não apresentava odor putrefato, talvez tenha sido morto ainda pela madrugada.

Não apresentava ferimentos visíveis no corpo, em uma análise  crua e sem conhecimento de causa acredito que essa tartaruga tenha morrido após ter se prendido em alguma rede de pesca de arrastão ou até mesmo ter feito alguma ingestão de lixo (plástico), o que o ocasionou seu afogamento. 

Quanto ao ferimento, pode ter sido provocado em contato com as pedras. Mas, como disse, é uma análise empírica, so se terá as causas reais da morte desse animal, quando for analisado pelos biólogos e estudiosos do tema.

Tentei contatos com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente SEMA, e com o departamento de biologia  da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, mas não consegui.

Logo chegou um grupamento de Salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão,  que recolheram o animal, envolveram-no em uma lona de plástico e enterraram em uma área afastada. Caso, os organismos de defesa marinha interesse, vá lá e recolha o animal para estudo.


2 comentários:

  1. Parabéns pela atitude. Infelizmente ainda não somos civilizados o suficiente para as autoridades(?) mostrarem interesse pelo assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um fato triste nobre amigo e, de fato o homem ainda não se civilizou a ponto de não cometer tamanhas atrocidades, como jogar lixo/plástico em lugares indevidos, que são levados pelas correntezas até os mares, provocando a mortandade e extinção da vida nos oceanos. Abraços

      Excluir