quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Nesta quinta-feira, 14, o sarau “Vinil & Poesia”, dentro da série “compositores maranhenses”, recebe a participação especial do poeta, escritor, compositor, cantor, geógrafo e professor Elizeu Cardoso. A edição é presencial e acontece no Bar Cazumbá Lounge (Rua dos Mandacarus, 7 - Lagoa da Jansen), às 20h. A iniciativa é uma idealização da jornalista e DJ Vanessa Serra; que fará a discotecagem da noite.

Natural de Pinheiro – MA, Elizeu Cardoso tem um vasto currículo artístico somando experiencias desde o começo dos anos 90. Tem uma obra inspiradora e de mérito sublime, de composições como “O Mundo” onde diz: “O mundo é antítese tão clara do próprio mundo/ Tudo se mistura, tudo se dilui/ O idioma universal já se traduz/ Fugir pela janela do universo/ Redescobrir o valor que não reluz/ O mundo é a sede dos desertos/ O mundo é a intuição do que é certo/ O mundo é a infinita gravidez da humanidade/ Que pariu a transcendência dos que cantam/ Que pariu a alegria dos que dançam/ O mundo é negro, é branco, é índio, é aborígine”; entre outras, de tão profunda magnitude. Outra preciosidade dele é a canção “Equinócio” gravada por Dicy, em seu disco de estreia.

Elizeu Cardoso formou-se em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Estudou sobre a ciência de tudo o que há na Terra, mas os mistérios ele traz em versos, na melodia e nas linhas de cada capítulo que escreve na história da Literatura e da Música, universal. Entre os seus livros publicados, “Dias Amarelos” é uma obra que retrata o realismo mágico sobre a Baixada Maranhense. Ele ocupa a cadeira de n. 15 da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências – APLAC. Tem dezenas de participações em festivais, feiras e projetos sociais. Para tentar fazer uma síntese, Elizeu Cardoso é um desses artistas brasileiros que o povo precisa garimpar para descobrir a sua imensa riqueza poética, rítmica e estética, impossível de resumir em um único parágrafo.

Vinil & Poesia - Com um ano de realização, em São Luís (MA), o sarau poético e musical da jornalista e DJ Vanessa Serra contribuiu para a geração de um movimento positivo de valorização e legitimação da Poesia e Música Brasileira, sobretudo, a produção cultural Maranhense. Foi formada uma comunidade cativa, que não encontrava um outro espaço para apreciar esse tipo de conteúdo, e vem servindo de inspiração, inclusive, para outras iniciativas.

O trabalho já gerou frutos, como o LP Vinil & Poesia – Volume 1, que reúne uma constelação de primeira grandeza da música e poesia produzidas em terras maranhenses, que já pode ser conferido nas plataformas digitais. São 14 faixas, gravadas no Zabumba Records, com César Nascimento, Lúcia Santos, Célia Leite, Josias Sobrinho, Gerude, Betto Pereira, Mano Borges, Celso Borges, Nosly, Zeca Baleiro, As Brasileirinhas, Jorge Thadeu, Luis du Rosário, Dicy, Santacruz, Eloy Melônio, Jorge Passinho e Tutuca Viana. O projeto é uma realização de VS Comunicação e Cultura, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Maranhão.  

PROMOÇÃO - Nesta quinta-feira, 14, durante a realização da edição do “Vinil & Poesia”, no Cazumbá Lounge, haverá promoção com 30% de desconto, para algumas cervejas e petiscos. Reservas: (98) 982247724. Couvert: R$ 15.

SERVIÇO:

SARAU ‘VINIL & POESIA’

DJ VANESSA SERRA

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: ELIZEU CARDOSO

NESTA QUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2021

CAZUMBÁ LOUNGE – LAGOA

RESERVAS: (98) 982247724. COUVERT: R$ 15.


Informação: Vanessa Serra 

0 comentários:

Postar um comentário