segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) anunciou curso de qualificação para condutores e guia de turismo em áreas naturais durante reunião com representantes do ICMBIO e municípios que compõem o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Estiveram presentes, no encontro que aconteceu nessa segunda-feira (8) na Setur, representantes dos municípios de Estreito, Carolina e Riachão.

A inscrição para os cursos e o edital para credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação do serviço na unidade de conservação da Chapada das Mesas será disponibilizada em breve no site da Setur e no do ICMBIO.

“A qualificação de condutores de turismo em áreas naturais assim como a formalização dos guias e das agências que oferecem serviços de guiamento e de transporte para o parque são fundamentais para a maior qualidade e segurança oferecida aos visitantes. A Setur segue atuante na região com mais uma ação coordenada pela Superintendência de Turismo, de Qualificação e o Cadastur em parceria com os gestores municipais e federais”, pontuou o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior.

A condução de visitantes em unidades de conservação, tanto por guias, condutores e transportes, será organizada em conformidade com as portarias n° 744 e 769/2019, que tratam respectivamente sobre transporte terrestre para fins turísticos e pessoas que desenvolvem atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado.

Estiveram presentes os secretários de turismo de Riachão (Joamar Gomes) de Estreito (Lennon Rojas) e de Carolina (Leonardus Borges); o presidente do COMTUR de Carolina, Euberth dos Santos; representantes dos Guias e Condutores, Neuton Coelho; além de secretários municipais de Meio Ambiente, do chefe do PARNA da Chapada das Mesas/MA, Deijacy Rego, e do superintendente de Turismo da Setur, Beto Kelnner.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. A região é composta de florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, e um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário