sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

12 vagas estão sendo ofertadas no total, sendo 08 para o mestrado e 04 no doutorado


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) lançou este mês de fevereiro os editais dos processos seletivos para os cursos de pós-graduação Stricto Sensu em Química em nível de Mestrado e Doutorado.

Os editais podem ser acessados na página de Pós-Graduação em Química do IFMA.

MESTRADO EM QUÍMICA

As inscrições para o ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu em Química (PPGQ) em nível de Mestrado estarão abertas no período de 11 a 19 de fevereiro de 2021 no horário de 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira e poderão ser efetuadas pessoalmente ou por pessoa legalmente nomeada por procuração.

Serão ofertadas 08 (oito) vagas para o Mestrado, distribuídas nas linhas, Química Ambiental, Bioenergia e Catálise Heterogênea, Biotecnologia em Plantas e Micro-organismos, descritas no endereço eletrônico do programa https://ppgq.ifma.edu.br/linhas-de-pesquisas/.

Poderão participar deste certame: Graduados em Química ou nas seguintes áreas: Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Ciência e Biotecnologia, Ensino de Ciências, Física, Tecnologia, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Geociências, Oceanografia e Agronomia.

O curso de Mestrado em Química do PPGQ-IFMA terá duração máxima de 24 (vinte e quatro meses) e funcionará em regime integral, de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino, com dedicação de 40 (quarenta) horas semanais.

Os candidatos, antes de realizarem sua inscrição mediante o formulário de solicitação de inscrição (Anexo I), deverão ler atentamente o edital.

Os candidatos deverão protocolar toda documentação exigida (item 5) no Setor do Protocolo do IFMA – Campus São Luís Monte Castelo, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 04, Monte Castelo, CEP: 65030-005, São Luís/MA. Ou poderá ser postada por SEDEX nas agências dos Correios até o dia 19/02/2019 para o endereço abaixo. Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail institucional: ppgq@ifma.edu.br.

Confira o edital completo: Edital PRPGI Nº 8/2021 (Mestrado)

Acesse a Página da Pós-graduação em Química


DOUTORADO EM QUÍMICA (Associativo IFMA-UFMA)

Para o Doutorado em Química, as inscrições estarão abertas no período de 08 a 19 de fevereiro de 2021 no horário de 9h às 12h e das 14 às 17h, de segunda-feira a sexta-feira e poderão ser efetuadas pessoalmente ou por pessoa legalmente nomeada por procuração.

Serão ofertadas 4 (quatro) vagas nas áreas de concentração Química Analítica, Físico Química, Química Inorgânica e Química Orgânica, e respectivas linhas de pesquisa.

Poderão participar da seleção Graduados em Química ou nas seguintes áreas: Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Ciência e Biotecnologia, Ensino de Ciências, Física, Tecnologia, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Geociências, Oceanografia e Agronomia; com Mestrado em Química ou nas seguintes áreas: Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Ciência e Biotecnologia, Ensino de Ciências, Física, Tecnologia, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Geociências, Oceanografia e Agronomia.

O CDQ em Associação IFMA-UFMA terá duração mínima de 24 (vinte de quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses e funcionará em regime integral, de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, com dedicação de 40 (quarenta) horas semanais.

Os candidatos deverão protocolar toda a documentação exigida no Setor do Protocolo do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 04, Monte Castelo, CEP: 65030-005, São Luís/MA ou fazer a postagem por SEDEX nas agências dos Correios até o dia 19/02/2021 para o endereço da Secretaria do programa, indicado no edital.

A seleção compreenderá as seguintes etapas: 1) Análise do Currículo Lattes: de caráter eliminatório, será realizada com base na formação acadêmica e na produção acadêmica e científica do candidato nos últimos 5 anos, e terá peso equivalente a 50%; e 2) Defesa de anteprojeto: de caráter classificatório, consistirá na apresentação oral presencial do anteprojeto de pesquisa pelo candidato, com duração de até 10 minutos, seguida de arguição pela Comissão de Seleção, e terá peso equivalente a 50%. O anteprojeto deve apresentar os seguintes itens: introdução, objetivo, fundamentação teórica e estado da arte/revisão bibliográfica, metodologia e referências.

Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail institucional: cdq.mtc@ifma.edu.br.

Confira o edital completo: Edital PRPGI Nº 7/2021 (Doutorado)

Acesse a Página da Pós-graduação em Química

Informação: IFMA 

0 comentários:

Postar um comentário