terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Imóveis de ruas centenárias de São Luís vão ganhar um colorido ainda mais especial nos próximos dois meses. Esse é o tempo estimado de execução do projeto Cores da Cidade, iniciativa que em sua primeira fase vai oferecer serviços de pintura e melhoria de fachadas em 31 imóveis particulares do Centro Histórico da capital maranhense. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e foi lançado oficialmente nesta terça-feira (2), como parte das ações do programa Nosso Centro. 

O ato de lançamento do projeto Cores na Cidade foi marcado com a visita dos secretários de Estado Anderson Lindoso (Cultura) e Catulé Júnior (Turismo) em casarões de duas das oito vias que receberão intervenções na primeira etapa do projeto. 

A ideia é aumentar a autoestima dos residentes e incrementar o turismo com melhorias urbanas em vias tradicionais do conjunto arquitetônico preservado de São Luís. 

Durante o lançamento do projeto, os gestores estaduais verificaram de perto o início dos trabalhos em casas localizadas nas ruas Padre Antônio e Oscar Galvão.  

Pertencimento

O secretário Anderson Lindoso acredita que, além de estimular a preservação do patrimônio e potencializar as atividades culturais e econômicas na região, o projeto vai resgatar o “sentimento de pertencimento” entre os moradores.

“É mais uma ação dentro do programa Nosso Centro para que a gente possa, de forma sustentável, dar mais habitação, movimentação econômica e ocupação nessa região. Aqui nessas ruas nós estamos pintando as casas de particulares, para que elas possam ter mais vida nesse bairro, trazer mais o sentimento de pertencimento e com base nesse trabalho elas possam preservar cada vez mais o nosso patrimônio histórico”, pontuou Anderson Lindoso. 

Para o secretário de Estado do Turismo (Setur), Catulé Júnior, o Cores da Cidade é mais um aliado na preservação de um dos “maiores ativos do turismo” maranhense. 

“A gente sabe que o Centro Histórico é uma área que desperta o interesse de todos os visitantes que chegam ao Maranhão. Essa ação tem esse objetivo: preservar toda essa área que é rica em historia e cultura e que transmite a identidade do povo maranhense”, avalia Catulé. 

Os trabalhos do Cores da Cidade correspondem à recuperação do reboco, pintura das fachadas, além de revitalização e pintura de gradis e esquadrias dos imóveis.

As cores, tonalidades e intervenções prediais deverão seguir normas especificadas por órgãos de proteção ao Patrimônio, como o Departamento do Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico (DPHAP), órgão vinculado à Secma. 

Na primeira etapa, o projeto Cores de Cidade realizará melhorias nas fachadas de imóveis situados em outras seis vias do Centro: Rua São João, Rua da Cruz, Rua Saavedra, Travessa Jaú, Rua Jansen Muller e Rua Rancho. 

Mais casarões serão contemplados nas próximas fases do projeto Cores da Cidade, como explica o superintendente do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão, Eduardo Longhi.

“Escolhemos casarões que estão relativamente em bom estado de conservação, para receberem intervenções mínimas. A Superintendência do Patrimônio irá fazer uma vistoria nas casas das pessoas, e com autorização dos proprietários, promoveremos as intervenções”, detalhou Eduardo Longhi. 

Nosso Centro

Consolidado como o maior pacote de obras e intervenções no Centro Histórico de São Luís, o Programa Nosso Centro tem ações em andamento no total de R$ 48,9 milhões. 

Dividido em intervenções nos polos Habitacional, Tecnológico, Cultural, Turístico e de Lazer, Comercial e Gastronômico, além do Polo Institucional, o programa se consolida como uma mudança paradigmática na região, garantindo mais oportunidade de emprego, geração de renda, preservação histórica, lazer e cultura para moradores e visitantes. 

Além do projeto Cores da Cidade, estão em curso, via Nosso Centro, o projeto Aluguel Social, que garante o custeio de 80% na locação de imóveis para quem quiser morar na região central da cidade, e o programa Adote um Casarão, que estimula a melhoria nas condições dos imóveis, a abertura de novos negócios, bem como a geração de oportunidades de trabalho e o aumento na circulação de pessoas.

Informação: MA.gov 

2 comentários: