quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Gestores da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) reuniram-se nesta terça-feira (2). 

Os secretários Jowberth Alves (Setres) e Márcio Jerry (Secid) alinharam ações e parcerias entre as pastas voltadas para o desenvolvimento dos munícipios com foco na geração de emprego, renda, visando reduzir os impactos ainda causados pela pandemia.  

O secretário da Secid, Márcio Jerry, destaca a importância do diálogo entre as pastas do governo mantendo a articulação com os municípios no momento em que o país vive. “A geração de emprego e renda é uma prioridade do Governo Flávio Dino no momento em que o país vive, além do combate a pandemia. Na pauta de hoje, entre Setres e Secid, dialogamos sobre estratégias para buscarmos ações que possibilitem a chegada das políticas públicas em tempo hábil a população maranhense. Estamos em uma pandemia, o nosso governo está empenhado em salvar vidas, garantir dignidade, renda e sustento”, afirmou o gestor.

Já o secretário Jowberth Alves analisa o cenário da empregabilidade fortalecido, mesmo em um ano de crise, com apoio e investimentos públicos por parte do Governo Estadual. “2020 foi um ano de crise e desafiador, ainda sim, encerramos o ano com salvo positivo na geração de empregos. Um ponto a se comemorar. Criamos medidas, oferecemos apoio aos trabalhadores e trabalhadoras com programas e ações emergenciais. Para que possamos continuar com estes resultados promissores, a parceria com outras pastas, é fundamental. A Secid exerce um papel importante na articulação com municípios em áreas de habitação, urbanização, dentre outras, que perpassam pela política pública de emprego e renda. A pandemia ainda não acabou, é necessário continuar nosso trabalho em benefício dos maranhenses”, afirmou Jowberth Alves.  

Empregabilidade em alta

Em 2020, foram registradas, no Maranhão, 19.753 admissões líquidas, o resultado mais significativo desde 2011 e configurando o quarto ano seguido de resultado positivo. O dado é da sinopse da Nota de Mercado de Trabalho, referente a dezembro de 2020, divulgado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Em relação aos empregos gerados no território maranhense, 118 municípios apresentaram saldos positivos de empregos em 2020. Os maiores resultados foram apresentados pelas seguintes cidades: São Luís, Imperatriz, Santo Antônio dos Lopes, Coelho Neto e Codó.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário