segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Destinação adequada dos resíduos sólidos, educação ambiental, geração de emprego e renda e implantação de políticas públicas foram os destaques durante reuniões da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES) com as prefeituras de Icatu e Barreirinhas, no último final de semana.

Em Icatu, durante a sexta-feira e sábado (05 e 06), as pastas de Meio Ambiente e Trabalho estiveram reunidas com representantes da prefeitura, vereadores, pescadores, comunidades de povos tradicionais e membros da sociedade civil organizada, a fim de estabelecerem diálogos para entender as necessidades e anseios da população. Entre as pautas apresentadas, foram destaques questões relativas à pesca predatória, lixão, desmatamento e poluição nos rios, que vem assolando a comunidade e prejudicando fortemente a economia local.

O Secretário do Trabalho, Jowberth Alves, cita o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado e condições de infraestrutura na lida do trabalho para garantia da renda e sustento. “É nosso dever estar em campo, para que possamos entender as necessidades, demandas e reivindicações dos trabalhadores da pesca. Desta forma, conseguimos planejar ações para o segmento e avançar nas políticas públicas do governo Flávio Dino”, analisou o gestor.

Na oportunidade, os representantes das secretarias também visitaram o lixão da cidade, na zona rural, e dialogaram sobre propostas para destinação adequada dos resíduos sólidos com o prefeito da cidade, Walace Azevedo, com objetivo de preservar o local.

A Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Hayane Araújo, destacou as ações das duas pastas para amenizar os problemas. De acordo com a Superintendente, “estamos em um momento em que, mesmo com a pandemia, a Sema, assim como a Setres, vem realizando atividades que beneficiem a população maranhense por meio de políticas públicas de qualidade. Hoje, em Icatu, a SEMA dialoga e acompanha as solicitações da comunidade para promoção de ações em prol do meio ambiente, da sustentabilidade e logística de resíduos gerados pelo município”, afirmou.

Já em Barreirinhas, no domingo (07), o destaque foi a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pelo município, assim como a geração de emprego e renda, com apoio dos catadores locais, através das coleta, seleção e finalidades dos materiais recolhidos.

Durante a reunião, que contou com o apoio do Prefeito Amílcar Rocha e sua equipe de governo, foram levantadas questões sobre a preocupação com a destinação dos resíduos tóxicos e perigosos, a exemplo do material descartado pelo hospital. Além, de uma capacitação com as pessoas que trabalham com o ecoturismo na região dos Lençóis, para que esses se tornem agentes ambientais.

De acordo com o Prefeito, se torna crucial a parceria com o poder público estadual a fim de dar resolução aos problemas municipais. Para ele, “essa parceria irá ajudar a desenvolver a geração de emprego e renda, além da preservação do nosso meio ambiente. Aqui [em Barreirinhas], temos problemas na questão do meio ambiente, como a exemplo do lixão, que fica muito próximo da cidade. Nossa meta é afastá-lo da cidade, de acordo com a lei, e, a partir disso, gerar emprego e renda para nossa população”, concluiu.

Saiba mais

O volume de resíduos gerados nas últimas décadas vem crescendo significativamente. Somente no ano de 2018, segundo panorama da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, um aumento de 1% a mais que o ano anterior e com 40,5% descartados de forma inadequada, ou seja, 29,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram a destinação os aterros que não contam com medidas e/ou sistemas adequados para proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente.


Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário