quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A obra completa de Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, notabilizado nos cinco continentes por ter desenvolvido um modelo educacional conhecido como Pedagogia da Libertação, está agora disponível para acesso público e gratuito na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 23, pelo governador Flávio Dino. Em mensagem nas redes sociais, Dino explicou que a coletânea é fruto de uma doação feita pela viúva de Paulo Freire, a também educadora Ana Maria Araújo Freire, conhecida como Nita Freire.

“A nossa Biblioteca Pública Benedito Leite recebeu em doação as obras completas de Paulo Freire. Obrigado a Nita Freire pelo presente”, agradeceu o governador.

Entre as publicações doados estão clássicos como “Educação como prática da liberdade”, “Cartas a Guiné-Bissau”, “Pedagogia da autonomia” e o internacionalmente conhecido “Pedagogia do oprimido”.

Para a diretora da BPBL, a bibliotecária Aline Nascimento, a doação da obra completa de Freire foi a forma que Nina Freire encontrou de retribuir a homenagem que recebeu do Governo do Maranhão em 2019, quando o governador entregou à viúva de Paulo Freire a medalha do Mérito Timbira grau Grã-Cruz, condecoração máxima maranhense, em reconhecimento ao legado deixado pelo educador para a pedagogia, filosofia e ciências humanas.

“Nessa visita da Nita Freire ao Maranhão, ela visitou foi a Biblioteca Pública Benedito Leite. Conversamos bastante e desde então ela mantém uma relação com o Maranhão, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite. Ela queria que a BPBL, pelo tamanho e importância que tem, tivesse todas as obras de Paulo Freire”, detalha Aline Nascimento.

Também em postagem nas redes sociais, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, agradeceu a doação das obras completas de Paulo Freire.

“Gostaria de agradecer imensamente à Nita Freire, que presenteou a Biblioteca Pública Benedito Leite com a doação das obras de Paulo Freire. Nosso muito obrigado!”, disse Anderson Lindoso.   

Um presente para o Maranhão

Ainda segundo a diretora Aline Nascimento, os livros doados por Nita Freire vieram acompanhados de um singelo bilhete contendo a seguinte mensagem: “um presente para o Maranhão”.

“Estando na BPBL todos os maranhenses vão poder ter acesso. É uma forma de agradecer a homenagem que o Governo do Estado fez para Paulo Freire, inserindo na maior biblioteca do Estado, a coleção completa de Paulo Freire, para que todos os maranhenses tenham acesso”, destaca Aline Nascimento.  

A doação da pedagoga Nita Freire ao Maranhão acontece no ano em que o educador Paulo Freire comemoraria 100 anos de idade, se estivesse vivo.

“Em 2021 ele [Paulo Freire] faria 100 anos. A BPBL vai fazer uma homenagem a Paulo Freire pelo seu centenário e é lógico que a gente vai querer que todos leiam essa obra”, frisou a diretora Aline Nascimento.  

Sobre Paulo Freire

Paulo Reglus Nunes Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco. Filho de uma família muito humilde vivenciou a situação de pobreza comum a milhões de brasileiros. Como educador foi responsável por uma Educação Libertadora, rompendo com os padrões de uma educação domesticadora, tendo influenciado o chamado movimento ‘Pedagogia Crítica’.

Defensor dos oprimidos, entre as décadas de 1950 e 1960, Paulo Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos em áreas proletárias e subproletárias, urbanas e rurais, em Pernambuco.  Foi perseguido e preso por duas vezes pela Ditadura Militar.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário