quarta-feira, 24 de março de 2021

A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgaram, na segunda-feira (22), a relação das propostas classificadas no edital para o desenvolvimento de políticas públicas no Programa Nosso Centro. A iniciativa tem o objetivo de selecionar bolsistas para atuarem em atividades científicas na região central de São Luís.

Clique aqui e confira o edital com as propostas selecionadas.

De acordo com a superintendente de Assuntos Metropolitanos da Secid, Arlene Vieira, a realização do edital é uma forma de democratizar a participação de profissionais. “Serão vários projetos desenvolvidos que representam um caminho para a dinamização do turismo e da economia, aspectos que vão refletir positivamente na preservação, na revitalização e instalação de novos negócios e empreendimentos naquela região”, destacou.

Foram seis propostas selecionadas nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil, Direito, Comunicação e Design que, agora, irão desenvolver pesquisas nas áreas habitacional, tecnológica, cultural, turística, comercial e institucional relacionadas ao Programa Nosso Centro.

Para o jornalista Jean Monteiro, um dos classificados no edital, a importância do certame é singular, tendo em vista a infinidade de ações que podem ser exploradas na área central da capital. “É o enlace entre a produção do conhecimento científico e a valorização dos bens culturais, fatores que contribuem com para o enaltecimento da nossa história, da tradição local, da identidade cultural do povo maranhense e da preservação do patrimônio histórico que, todos os dias, aguça o nosso sentimento de pertencimento”, declarou.

O edital faz parte de um Acordo de Cooperação entre a Secid e a Fapema, e foi realizado em duas etapas. A primeira etapa buscou garantir o desenvolvimento e a divulgação do Nosso Centro por meio de produções intelectuais digitalizadas no Repositório Institucional da Fapema, denominado Plataforma Buriti. Nesta segunda etapa, a intenção é a realização de pesquisas que buscam analisar as condicionantes, os usos e as implicações decorrentes da ocupação e do adensamento do Centro Histórico da capital.

Nosso Centro

O Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura ao mesmo tempo em que promove o centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário