sexta-feira, 12 de março de 2021

Nesta sexta-feira, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário, uma das profissões mais fundamentais para o desenvolvimento do hábito da leitura, pelo apoio à pesquisa científica e pela organização dos conteúdos literários das bibliotecas físicas e virtuais. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), em celebração a data, destaca a atuação dos profissionais nas 81 bibliotecas e 30 girotecas (bibliotecas móveis) na capital.

Além das ações voltadas para as bibliotecas, elas também realizam formações para a escolha dos livros didáticos, dão suporte às gestoras das escolas da rede na inserção de dados sobre as demandas do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didáticos), na plataforma do PDDE Interativo/Simec e também atuam na organização da Feira do Livro de São Luís.

“Nós parabenizamos as bibliotecárias da Semed e reconhecemos o papel dessas profissionais para o desenvolvimento cultural dos nossos estudantes. Em cada visita nas escolas, observo a importância das bibliotecas e girotecas para os alunos da nossa rede municipal de ensino. Temos que fortalecer o acesso aos livros, reforçar o conhecimento dos clássicos da literatura brasileira e maranhense, consolidar cada vez mais o hábito de leitura nos nossos alunos, afinal, ler é se desenvolver.”, afirmou Esmenia Miranda, secretária municipal de Educação.

O bibliotecário é o profissional capacitado para organizar, tratar e disseminar as informações disponíveis nos suportes físicos e digitais. Atua diretamente na promoção da prática literária e da pesquisa acadêmica.

“Apesar dos desafios inerentes à profissão, sou muito grata por exercê-la, na medida em que tenho a oportunidade de promover o acesso dos alunos da Rede Municipal às bibliotecas escolares, à leitura literatura e pesquisa.”, afirmou Raquel Serra, que atua há 13 anos na rede municipal de ensino.

As bibliotecárias também fazem parte da Comissão de Planejamento de Ações das Bibliotecas Escolares Municipais (CPABEM), que objetiva promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem, mediante a revitalização das Bibliotecas escolares e ampliação do campo de atuação do bibliotecário dentro da Semed. São elas também que contribuem para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Luís (PMLLLB), por meio da articulação realizada pelo Fórum Permanente do Livro e Leitura do Estado do Maranhão, juntamente com organizações da sociedade civil, órgãos públicos e da Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária.

Na primeira reunião realizada com o secretário adjunto de Ensino, Ednan Baldez, a Semed reiterou o compromisso de continuar contribuindo para efetivar as ações de leitura e escrita na cidade de São Luís.

“Nesta reunião nos colocamos à disposição para ceder um espaço para que o fórum possa se reunir e trabalhar o desenvolvimento de atividades de incentivo e acesso à leitura, e também na oferta de equipamentos e do suporte de uma equipe administrativa para a Comissão de Planejamento de Ações das Bibliotecas Escolares Municipais. Vamos continuar acompanhando, incentivando e valorizando o trabalho das bibliotecárias, para que possamos ter um futuro com mais leitores na nossa cidade.”, afirmou Ednan Baldez.

Uma novidade para o incentivo da leitura é o projeto “Aluno amigo da biblioteca”, em que os próprios estudantes passarão a ser monitores das bibliotecas, conhecendo todo o acervo e contribuindo para a organização e dinamização dos espaços de leitura da escola. De acordo com a bibliotecária Rosa Carvalho, a proposta será implementada quando as aulas retornarem no formato presencial ou híbrido.

“Temos algumas etapas para implementação deste projeto, como a realização de um diagnóstico das bibliotecas escolares para atualizar as informações sobre cada uma delas e seus acervos. Depois faremos a formação com os estudantes que irão participar do projeto. Após essas etapas e com o retorno das aulas presencialmente, daremos início às atividades do projeto”, afirmou Rosa Carvalho.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário