segunda-feira, 29 de março de 2021

Estabelecimentos interessados podem entrar em contato com o SESI-MA para aquisição das doses da vacina, que tem valores diferenciados para o setor industrial.  

SÃO LUÍS – A campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 e contra o vírus da gripe comum, promovida anualmente pelo Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), iniciou mais cedo, este ano, e a entidade já começou a imunizar trabalhadores da indústria a partir desta segunda-feira, 29, em São Luís e nos municípios onde possui unidades fixas: Imperatriz, Caxias, Açailândia e Bacabal. Os demais municípios poderão ser atendidos pelas unidades móveis da entidade. O objetivo da campanha é preservar a saúde do trabalhador, promover um estilo de vida saudável e diminuir o absenteísmo, já que, a preocupação com a covid-19, que domina o mundo no momento, não exclui a contaminação das pessoas por outras doenças. Os estabelecimentos interessados podem entrar em contato com o SESI-MA para aquisição das doses da vacina, que tem valores diferenciados para o setor industrial. A campanha prevê imunizar, inicialmente, 7.500 trabalhadores da indústria no Maranhão. 

“Independentemente do processo de imunização contra a covid-19, que já iniciou no Plano Nacional de Imunização, é fundamental ao empresário, especialmente aquele da indústria, que leve em conta que a imunização de seus trabalhadores, também, para ocorrências das gripes comuns, notadamente da H1N1, faz com que ele tenha um trabalhador mais saudável, mais satisfeito e ciente de que a empresa se preocupa com sua saúde e bem-estar”, afirmou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima.  

Nesta segunda-feira, 29, o SESI-MA esteve na indústria de panificação Moinhos Cruzeiro do Sul, onde 160 trabalhadores estão sendo imunizados pela entidade. “A vacina vai fazer com que a gente não tenha sintomas de gripe, além de também melhorar a nossa imunidade contra a covid-19. Eu achei a iniciativa ótima”, ressaltou a industriária da área de controle de produção da Moinhos, Rosana Ribeiro, uma das vacinadas pelo SESI. 

Selma Rocha, do setor de recursos humanos da empresa, também destacou a parceria de longa data com a entidade do Sistema FIEMA. “Essa vacinação em parceria com o SESI é de grande importância para os colaboradores, fazemos todo o ano, pois já deixa a pessoa imunizada contra a gripe, o colaborador se sente mais forte e mais protegido para trabalhar”. 

APOIO NO COMBATE À COVID-19 – Na última semana, diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), que lideram sindicatos industriais, Fábio Nahuz (Sinduscon-MA), Ana Rute Mendonça (Sindvest-MA), e a presidente do Sindirepa-MA, Leonor de Carvalho, estiveram na Unidade SESI de Saúde e Segurança no Trabalho, SESI Clínica, acompanhados do superintendente Diogo Lima, para receber o lote inicial das vacinas contra a gripe, que estão sendo distribuídas entre as unidades do SESI no interior do Estado, a fim de alcançar o setor produtivo de diferentes regiões e setores.  

Na ocasião, que também contou com a participação do superintendente da FIEMA, César Miranda, Diogo Lima reforçou que a imunização contra a H1N1 promove a redução do absenteísmo, visto que os trabalhadores da indústria têm uma chance muito menor de contrair qualquer tipo de virose que necessite o seu afastamento do seu ambiente de trabalho. “Especialmente neste cenário onde estamos inseridos, em que as empresas precisam afastar qualquer trabalhador com sintoma gripal, reforçar a imunização contra a H1N1 é uma estratégia muito importante para a gestão de pessoas dentro das indústrias e das empresas em geral”.  

Para atendimentos a partir de 20 vacinas, o SESI vai até às empresas fazer a imunização, em datas previamente agendadas, o que, segundo Fábio Nahuz, representante das indústrias da construção civil, é mais econômico e seguro para os colaboradores. “A partir de agora, estaremos agregando às nossas ações de orientações sanitárias, as vacinas contra a gripe H1N1, que passaremos a levar para as nossas obras. Então, para as construtoras associadas ao Sinduscon-MA, o SESI oferece valores diferenciados para aquisição dessas doses, com atendimento personalizado, e é mais uma contribuição no combate à pandemia da covid-19".  

A presidente do Sindirepa, Leonor de Carvalho, também está disseminando, entre as oficinas mecânicas e todo o setor de reparação automotiva, a necessidade de imunização contra o vírus da gripe H1N1. “O SESI tem esse serviço de qualidade e com o preço altamente competitivo para oferecer e é essencial para aumentar a imunidade dos trabalhadores das oficinas, mantê-los vacinados contra qualquer tipo de doença”.  

O trabalho do SESI, entidade do Sistema FIEMA, é realizado em parceria com todos os sindicatos das indústrias maranhenses, como afirma a presidente do Sindvest, Ana Rute Mendonça. “Convido todos os empresários e associados do setor de vestuário e dos demais setores da economia, a imunizarem seus trabalhadores”.  

SOBRE A VACINA - A vacina comercializada pelo SESI-MA é a trivalente, que imuniza, em uma única dose, contra a Influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09, a Influenza A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e a Influenza B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria). O SESI atende em todos os lugares e o deslocamento pode ser negociado junto à indústria.  

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário