terça-feira, 2 de março de 2021

Torneio aconteceu no SESI Araçagi, com 33 duplas masculinas e femininas, na categoria amador  

SÃO LUÍS – Segundo os educadores físicos, a atividade física é um dos fatores primordiais para a prevenção da covid-19, por ajudar no controle de doenças crônicas como câncer, doenças do coração, diabetes e obesidade; fortalecer o sistema imunológico, o que contribui para um bom estado geral de saúde, além da manutenção da saúde mental, ao proporcionar prazer e relaxamento, tão importantes nesse período de pandemia.

Trabalhando dentro dessa linha do planejamento esportivo e de promoção da saúde, o Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu, respeitando todos os protocolos de segurança e sem a presença de público, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021, os Jogos do SESI - Torneio de Vôlei de Praia, para duplas masculinas e femininas, na categoria amador, na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi. 

A competição foi dividida por gênero para reduzir o número de pessoas no local. Na manhã de sábado, 27, foi  realizada a etapa classificatória feminina, com a participação de 17 duplas, sendo a etapa eliminatória no período vespertino. A dupla Fernanda Bordignon e Isadora Araújo conquistou o primeiro lugar no feminino.

Já no domingo (28/02), aconteceu a etapa masculina, com 16 duplas e seguindo o mesmo cronograma: pela manhã a fase classificatória e, à tarde, a eliminatória, sendo campeões Danillo Cardoso e Ribamar Dutra. As duplas foram formadas por industriários de empresas como a Mota Machado, Dimensão Engenharia, Vale, Constans Construtora e de amantes do esporte, que se inscreveram para o torneio. 

Além disso, os competidores usufruíram de serviços ofertados gratuitamente durante as partidas, como massagem, entrega de kits, café da manhã e distribuição de sucos funcionais, elaborados pela equipe de Alimentação e Nutrição do SESI-MA. 

SEGURANÇA – Como medida de segurança, os atletas foram orientados quanto ao uso de máscara de proteção durante todo o evento e sobre o distanciamento social. Houve também controle de acesso, totem de álcool em gel no local do torneio e triagem de alguns competidores para teste de covid-19 por amostragem. 

“Temos algumas pessoas que tem uma vida dedicada à prática esportiva, muitas delas amadoras e outras competem em circuitos. Tivemos um ano muito difícil, onde muitas dessas pessoas não puderam ter um acompanhamento e com equipamentos ideais para a prática desportiva. Isso gerou uma demanda reprimida muito grande e é fundamental que instituições se preocupem em realizar eventos, seguindo os protocolos que foram definidos ao ar livre, com triagem dos atletas, testes de covid-19, enfermeiro à disposição ou seja, todo um aparato de saúde que complementa a atividade esportiva. A demanda era tão grande, que em apenas 2h nós esgotamos as inscrições para o evento, isso demonstra que há público para essa prática esportiva e as instituições devem se adaptar”, destacou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima.

PREMIAÇÃO – Fernanda Bordignon, atleta campeã junto com a Isadora Araújo, na categoria feminina, destacou a organização do evento. “Parabenizo o SESI. Eu nunca vi um evento tão organizado como esse em São Luís. A gente que gosta do esporte precisa de mais incentivos”. As campeãs, que treinam juntas há apenas 4 meses, foram agraciadas com medalhas, troféus e 6 meses de academia gratuita no SESI Araçagi. 

A dupla vice-campeã ganhou um clareamento dental a laser (SESI Clínica) e uma avaliação nutricional. Já o terceiro lugar ganhou um mês de funcional e uma avaliação física realizada no SESI Araçagi. 

“Nós só temos que agradecer a acolhida do SESI. A competição foi muito boa e acirrada. Fomos campeões invictos e esperamos que haja mais competições como essa durante o ano”, destacou a dupla campeã no masculino, Danillo Cardoso e Ribamar Dutra, que também foi agraciada com medalhas, troféus e 6 meses de academia gratuita no SESI Araçagi. 

ABERTURA – A solenidade de abertura dos jogos contou com a presença do presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, que destacou a importância do SESI Araçagi para a prática desportiva. “Estamos fazendo essa retomada das atividades esportivas no SESI como um chamamento aos industriários do Estado e a comunidade, para que possam utilizar essa estrutura que passou por uma grande reforma e ampliação. Hoje, nós temos o prazer de receber o secretário de Desportos e Lazer de São Luís, Ricardo Diniz, que vem nos prestigiar e nos oferecer uma parceria para que possamos desenvolver uma série de atividades esportivas que venha a beneficiar as pessoas e despertar essa necessidade de melhorar o nosso desenvolvimento e qualidade de vida, envolvendo os atletas e as famílias”, destacou o presidente.

Rogério Amaral, atleta e gerente de suprimentos da Vale, destacou a oportunidade de jogar no SESI. “É muito bom ver que aqui a estrutura foi preparada para atender os atletas com todos os cuidados necessários diante da pandemia. Isso é muito importante”, destacou o jogador, que treina há 8 meses vôlei de praia. 

Além do secretário Ricardo Diniz, a ação contou com a presença também da conselheira do SESI, Leonor de Carvalho, a diretora da FIEMA, Ana Rute Mendonça, o superintendente da FIEMA, César Miranda e o secretário adjunto de Desportos e Lazer de São Luís, Arnaldo Murad. 

Confira os resultados:  


FEMININO  

1º Lugar: Fernanda Bordignon e Isadora Araújo 

2º lugar: Marilia Aranha e Geany Rodrigues 

3º lugar: Karol Maluf e Calina Santos 


MASCULINO 

1º Lugar: Danillo Cardoso e Ribamar Dutra 

2º lugar: Jônatas Sousa e Waydsonjone Alves  

3º lugar:  André Felipe Rocha e Rafael dos Santos Coelho 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário