quarta-feira, 21 de abril de 2021

Países da América Latina e do Caribe participam, no dia 27 de abril, do Diálogo sobre Desperdício de Alimentos nas Escolas: Desafios e Possibilidades, promovido pela Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES).

O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os países da região para a construção do conhecimento e o intercâmbio de boas práticas relacionadas à mitigação do desperdício de alimentos em ambientes escolares.

O diálogo virtual apresentará o cenário de perdas e desperdícios de alimentos na região e um breve panorama das ações desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sobre o tema.

Serão apresentadas as boas práticas brasileiras para redução do desperdício de alimentos nas escolas e as iniciativas desenvolvidas nos Programas de Alimentação Escolar do Chile, Guatemala e Colômbia para a inclusão da gastronomia como estratégia de redução do desperdício de alimentos.

Participarão do evento internacional gestores e técnicos governamentais de países da América Latina e Caribe e outros interessados ​​no assunto. O diálogo será transmitido ao vivo nas redes sociais da FAO, às 16h.

Desperdício de comida - Com o retorno gradativo das aulas ou aulas híbridas nas escolas da região, o processo de educação alimentar sobre o desperdício de alimentos é fundamental, questão que preocupa gestores em todo o mundo. A perda de alimentos ocorre em toda a cadeia de abastecimento de alimentos, desde a colheita até o varejo, enquanto o desperdício de alimentos ocorre no varejo e no consumo.

Um relatório recente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) concluiu que 17% dos alimentos são desperdiçados globalmente, ou seja, 931 milhões de toneladas de alimentos. Isso equivale a 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados com alimentos. O índice de desperdício de alimentos mede o desperdício de alimentos no varejo e no nível do consumidor.

RAES - A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) é promovida pelo governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio da FAO no âmbito do projeto regional Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe.

Criada no marco da Década de Ação pela Nutrição das Nações Unidas, em 2018, a RAES busca apoiar os países na implementação e reformulação de programas de alimentação escolar, com base no acesso e na garantia do direito humano à alimentação adequada.

Serviço:

Diálogo sobre Desperdício de Alimentos nas Escolas: Desafios e Possibilidades

Dia: 27/04

Horário: 16h

Onde acompanhar: YouTube ou Twitter FAO

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário