sexta-feira, 30 de abril de 2021

Um dia de muitas comemorações para Riachão, cidade do sul do Maranhão, que nesta quinta-feira (29) completou 186 anos. O Governo do Estado se fez presente nas atividades alusivas à data com a entrega de dois portais para a cidade e de equipamentos do programa Mais Renda. Representando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão esteve na cidade, onde oficializaram o recebimento dos benefícios para Riachão.

“Sabemos de que esta cidade preserva fortes características turísticas. Aqui é um lugar diferenciado. Todos que por aqui passam merecem ser convidados a conhecer as suas belezas e riquezas naturais. Logo, justa entrega de seus dois portais. Também não podemos nos esquecer dos efeitos da pandemia sobre a população riachãoense. Certamente, os beneficiários do programa Mais Renda, daqui da cidade, saberão fazer bom uso dos equipamentos para amenizar o baque econômico que todas as famílias brasileiras hoje sofrem”, avaliou. 

Durante as atividades, Brandão anunciou a recuperação das estradas que dão acesso a dois cartões postais de Riachão: Poço Azul e Encanto Azul; e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro, certificou que famílias receberão kits de irrigação adequados às necessidades de cultivo da região. O prefeito Ruggero Felipe pontuou que “a parceria entre Estado e governo municipal está muito afinada e em poucos meses de gestão, já colhemos os primeiros resultados. Estou confiante que outras parcerias virão, como resposta aos anseios de nossa cidade”.

Portais para o Coração da Chapada das Mesas

Com estrutura em concreto armado, e detalhes em revestimento rústico, os portais – de entrada e de saída de Riachão – trazem o Morro do Chapéu, símbolo da Chapada das Mesas, em detalhe, como saudação aos visitantes. “O polo turístico da Chapada das Mesas tem como principal objetivo colocar em seu portal o seu símbolo maior; porque estrategicamente é importante promovemos a região como um destino turístico único. Estratégia essa usada nos melhores cases de turismo no mundo”, explicou o secretário de Estado do Turismo (Setur), Catulé Júnior. 

Além das entregas e anúncios feitos pelo governo estadual em Riachão, a comitiva liderada pelo vice-governador Carlos Brandão também participou da inauguração da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que funcionará junto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local; além do balneário Frutuoso, que foi integralmente reformado.

Estiveram presentes durante a solenidade, o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto; o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; o deputado federal Júnior Marreca; o vice-prefeito de Riachão, Lenício Figueredo; além de secretários e superintendentes municipais, vereadores e lideranças locais.

Mais Renda

O programa Mais Renda foi instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e da organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores. 

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, contextualizou os esforços do governo estadual na geração de emprego e renda. “Qualificamos as pessoas e, hoje, pequenos empreendedores recebem seus kits de alimentação e de beleza. Qualificados e capacitados, agora recebem uma grande ferramenta para poderem colocar comida na mesa. Algo que está ficando cada vez mais difícil porque, com a pandemia, a fome tem aumentado. E uma das preocupações do governo é realmente dar oportunidade a quem mais precisa”, declarou. 

Para Rafael Melo, beneficiado com o kit confeiteiro, o investimento chegou em boa hora. “Eu estava à procura de algo que pudesse complementar a minha renda e a solução não aparecia. Até que enxerguei nesta oportunidade uma forma de fazer acontecer o que eu tanto queria, com o que já sei fazer: confeitar”, vibrou. 

“Mais do que um momento preciso. De esperança”, enfatizou Domingas Andrade, que recebeu o kit para hotdog e fritadeira. Ela agradeceu pelo kit concedido pelo Governo do Estado, por meio da Sedes, já planejando dias melhores. “Eu nunca perdi a esperança de que algo muito bom poderia vir em nosso auxílio. Agora eu posso sonhar com melhores condições para a minha família”, afirmou.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário