quinta-feira, 22 de abril de 2021

A Capela de São Pedro é um dos mais importantes redutos culturais e religiosos do Maranhão. Localizado no também tradicional bairro Madre Deus, o local atrai milhares de pessoas, todos os anos, para a festa de São Pedro, sempre no dia 29 de junho, um dos encerramentos dos festejos juninos em São Luís. Com o tempo, entretanto, este espaço vem sofrendo desgastes estruturais, problema que será solucionado agora pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

A obra é uma das ações do Programa Nosso Centro, que está revitalizando diversos pontos de São Luís. Os serviços foram iniciados essa semana com a mobilização da equipe de trabalho e isolamento da área de reforma, para que possa ser realizada a desmontagem da lona e início dos reparos da estrutura metálica da cobertura. 

De acordo com o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, a obra inclui tanto a Capela, quanto as estruturas que fazem parte do complexo. “A partir de visitas técnicas realizadas por nossos engenheiros e arquitetos constatamos os danos causados pelas intempéries e pela falta de manutenção em diversos pontos, incluindo escadarias e pátio, áreas que estão incluídas no projeto de reforma”, afirmou. 

Ao todo, será revitalizada uma área de aproximadamente 4.500m². Os serviços a serem executados incluem recuperação de calçadas e da estrutura de contenção; instalações elétrica e hidráulica; pinturas; paisagismo; serviços complementares, além da recuperação da estrutura da Capela propriamente dita.  

Segundo a moradora e representante comunitária da Capela, Regina Soeiro, a reforma vem atender a uma demanda de muitos anos. “É uma grande vitória para todos nós, algo com o que sonhamos há vários anos e que irá beneficiar a todos”, disse. 

Programa

O Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural, ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário