terça-feira, 6 de abril de 2021

Em entrevista transmitida em cadeia nacional ao programa de rádio A Voz do Brasil, na última segunda-feira, 5, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, revelou que diferentes países já manifestaram interesse em realizar operações no Centro Espacial de Alcântara (CEA) e destacou a importância da participação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para a base maranhense. 

“Nós tivemos o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado com os Estados Unidos, depois de 20 anos de espera, conseguimos assinar em 2019 e aprovar no Congresso. Permite que o Brasil lance foguetes e satélites de quaisquer países, não só dos Estados Unidos, que tenham tecnologia americana, desde que a gente proteja essa tecnologia. Já temos várias empresas, de países diferentes que participaram do edital”, afirmou o ministro, citando a publicação, que identificou empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em explorar a base maranhense. 

Pontes também indicou que o projeto do centro de Alcântara está avançando e destacou a parceria com a FIEMA e instituições regionais para que o desenvolvimento de fato aconteça de forma integrada. “A gente tem tido as reuniões do comitê de desenvolvimento integrado, temos vários ministérios participando, instituições regionais, como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, e isso é muito importante para o desenvolvimento integrado de tudo aquilo”, disse o ministro.

A FIEMA participa, a convite do ministro Marcos Pontes, da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o centro espacial – representando as entidades empresarias do estado -, cujo objetivo é colaborar na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para a região. Na FIEMA as atividades são coordenadas pelo Grupo de Trabalho “Pensar o Maranhão” e seu enfoque está em integrar estratégias para que o CEA de fato se viabilize e venha a funcionar, o que implica em investimentos para a melhoria da infraestrutura da cidade e da região, em termos de transporte de pessoas e cargas, educação, com escolas e cursos profissionalizantes, hospitais, internet e telefonia, etc.  

Há dois meses, quando esteve no Maranhão, o ministro deliberou sobre a formação de grupos técnicos a fim de colaborar na construção do programa, para cada um dos eixos, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a participação de várias entidades locais. “Esse grupo técnico será liderado e encabeçado pela FIEMA, trazendo todas as instituições locais, incluindo os municípios, também, universidades, de forma a se alinhar dentro do plano integrado como um todo”, afirmou Marcos Pontes. 

Na entrevista ao A Voz do Brasil, o ministro ainda falou sobre a importância dos nanosatélites brasileiros, como o NanoSatC-Br2, lançado ao espaço recentemente, que vão apoiar o monitoramento do território brasileiro, além de discorrer sobre vacinas brasileiras contra o coronavírus, desenvolvidas com o apoio do ministério. 

A entrevista na íntegra está disponível no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=_TJ3gQUTmw0

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário