domingo, 4 de abril de 2021

O Museu da Gastronomia Maranhense já se tornou um atrativo sólido para quem visita São Luís. O espaço possui um acervo rico em memórias que estão intrinsecamente ligadas com a população local. Agora, a partir de 2021, vai contar com um espaço ‘instagramável’ - ambiente exclusivo para registros fotográficos e interação com o ambiente - e também com uma área especial para exposições temporárias com diversos temas da gastronomia. O local receberá empresas, artistas e outros interessados em expor produtos relacionados à gastronomia. 

O Museu possui várias estações com conteúdos únicos e que exploram temas como praias e frutos do mar, a Feira da Praia Grande, equipamentos artesanais usados pela população maranhense e também representações de personagens característicos do estado, como os pregoeiros, que vendiam produtos pelas ruas do Centro Histórico da cidade. Com a área de exposição temporária, o público poderá também interagir com conteúdos atuais e que estão ligados à história do Maranhão. 

É importante destacar que esta área amplia a perspectiva de movimentação do Museu. Antes da pandemia, eram realizadas oficinas de culinária de forma presencial no Centro de Culinária Típica, localizado no 3º andar do prédio. Atualmente, está sendo inaugurado um projeto intitulado ‘Sabores e Cores dos Chefs Maranhenses’, onde serão gravadas receitas com chefs locais e de grande renome para divulgação nas redes sociais como o YouTube, Instagram e Facebook. O objetivo é difundir a gastronomia maranhense e mostrar a todos o potencial que o Maranhão possui. 

Mudanças

Os museus ao redor do mundo têm criado diversas ideias para inovar e São Luís não está fora dessa estatística. “Estamos trabalhando com uma série de mudanças que, com certeza, farão do Museu da Gastronomia Maranhense ainda mais único. A primeira dessas mudanças é oferecer as exposições temporárias e criar um espaço ‘instagramável’, que significa oferecer ao visitante um espaço exclusivo para tirar fotos e mostrar que não só visitou, como também interagiu com o ambiente, tornando a experiência ainda mais marcante”, anunciou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos. 

Esta ação integra uma série de trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur). O trabalho já iniciado em janeiro de 2021 tem como pauta principal a atualização do turismo local para nível internacional, buscando atrair turistas em potencial e movimentar a economia da cidade por meio da atividade turística, o que contribui com inúmeros setores da sociedade. 

Siga o perfil oficial do turismo no Instagram, o @setursaoluis, para ficar atualizado sobre as novidades para a capital maranhense.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário