quarta-feira, 14 de abril de 2021

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) inaugurou mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na noite desta terça-feira (13), localizado na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís. Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia aconteceu com a participação de um número reduzido de representantes do trade turístico do Estado.

“A obra faz parte do compromisso do Governador Flávio Dino com a requalificação do Centro Histórico de São Luís, é um dos presentes à cidade por meio do programa “Nosso Centro”. Esse é mais um Centro de Informação ao Turista que está sendo entregue, passamos agora a 11 equipamentos como esse coordenados pela SETUR”, afirma o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

Os outros 10 CATs, estão localizados no Aeroporto (2) e Rodoviária de São Luís, no Espigão, no Ceprama e nas cidades de Raposa, São José de Ribamar (2), Cujupe (Alcântara) e no Aeroporto de Imperatriz.

A arquiteta responsável pelo projeto, Brenda Costa, explica sobre o projeto do CAT. “O projeto teve como base conceitual a busca por elementos intrínsecos e que reforçam todas as características dos nossos polos turísticos indutores, com elementos que trazem a lembrança desses lugares com um olhar mais aprazível, pontuando-os em texturas, tonalidades e efeitos cênicos através da iluminação! Um traçado orgânico e leve, similar as sinuosas Dunas dos Lençóis Maranhense, em composição com o amadeirado, que já carrega a rusticidade e firmeza da região das Chapadas, e por fim, a aplicação de papéis com efeito colonial, fazendo alusão à azulejaria ludovicense, com finalização em objetos decorativos de cunho artesanal, valorizando a história e todo enredo folclórico e cultural do Maranhão” explicou a arquiteta e supervisora de infraestrutura da Setur.

O CAT é multifuncional, proporcionando informações sobre artesanato até locais de hospedagem credenciados no Cadastur, passando por roteiros e, em algumas situações, com tradução bilíngue, em inglês e espanhol, ampliando o acolhimento ao turista. “Os Centros de atendimento aos turistas são equipamentos importantes, que dão suporte a nós que trabalhamos com turismo e a todos os visitantes que buscam informações sobre o nosso Estado. Estamos aqui hoje reafirmando nossa parceria entre a iniciativa privada, o trade turístico e o Governo do Estado, representado pela SETUR”, disse Rafaela Barbosa, representante da agência Taguatur Turismo.

“Para nós que trabalhamos com Turismo no Maranhão, a inauguração de mais esse Centro de Atendimento ao Turista, nos enche de esperança, que em breve, estaremos recebendo novamente muitos turistas, enchendo esse novo CAT, e tendo necessidade de abrir outros e ampliar os que já têm”, completou.

“Hoje quem visita nossa cidade, irá conhecer o novo Centro de Atendimento ao Turista, que está muito bonito e com materiais informativos de grande valia. Estamos agradecidos por mais esse aparelho que irá ajudar muito, nós, guias de turismo”, afirma André Gutemberg, presidente do Sindicato dos Guias do Maranhão.

LOCALIZAÇÃO

A Casa do Tambor de Crioula é um importante símbolo turístico, cultural e histórico, espaço voltado à manutenção da manifestação cultural em louvor a São Benedito. Ela fica localizada na esquina das ruas Estrela e João Vital de Matos, na Praia Grande.

O balcão de informações terá funcionamento de segunda a sábado 9h às 17h e aos domingos 9h às 15h. Os atendimentos nos CAT’s são realizados com utilização de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e com a limpeza constante das dependências, obedecendo aos protocolos para combate à Covid-19.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário