quinta-feira, 8 de abril de 2021

Neste cenário de incertezas, são louváveis ações que abrandem os prejuízos emocionais, físicos, financeiros e cronológicos ocasionados pela pandemia. Assim, baseado em uma perspectiva de uma gestão fraterna, o reitor Natalino Salgado escreveu o artigo “Sinais de fraternidade na gestão pública: a experiência da UFMA na condução do combate à pandemia do coronavírus”, que integra a obra coletiva Direitos Humanos e Fraternidade: estudos em homenagem ao Ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

A coletânea recém-lançada em homenagem ao ministro maranhense contém 66 artigos de 97 autores, distribuídos em 1.365 páginas, e leva os selos editoriais da Escola Superior da Magistratura (Esmam) e da UFMA. Entre os destaques, o artigo do professor Natalino Salgado, reitor da UFMA, que está impresso nas páginas 263 a 274 e inclui os seguintes capítulos: Introdução; O princípio da fraternidade na adoção de medidas: a UFMA durante a pandemia; Catálogo da Universidade Federal do Maranhão: por ações fraternas no combate aos efeitos do coronavírus, além das Considerações finais.

“A nova obra reconhece o ilustre maranhense Reynaldo da Fonseca, cuja trajetória e dedicação são causa pública e dispensa quaisquer comentários. Comprometido com a missão que lhe foi confiada, seu exemplo é motivo de orgulho para este estado e para o país, e sua presença no tribunal da cidadania nos faz ter esperança de construirmos um país mais justo, igualitário e fraterno”, enalteceu Natalino.

Entre os seletos textos, o artigo do reitor pontuou o aporte da população maranhense ao atender ao chamado da cooperação e solidariedade. Em uma passagem, Salgado frisou a comunhão de interesses, a criação de uma grande rede de apoio, de solidariedade e de um olhar mais acolhedor que uniu pessoas comuns e empresas de portes diversos nos locais de trabalho para o enfrentamento à Covid-19, que amparou as ações da UFMA.

“Acredito que chegamos a um momento da existência da humanidade no qual ferramentas conhecidas revelaram-se ineficazes. Demo-nos conta da tessitura que une a todos nós, frágeis habitantes deste planeta, dependentes uns dos outros e emanados na mesma teia de dor e sofrimento, sobretudo, neste período tão terrível por que passa o nosso país. No entanto que possamos atender ao chamado da fraternidade com a esperança de dar continuidade à vida”, clamou.

O lançamento

A obra coletiva Direitos Humanos e Fraternidade: estudos em homenagem ao Ministro Reynaldo Soares da Fonseca foi lançada no dia 25 de março, em solenidade transmitida ao vivo pelo Youtube, e reuniu magistrados, autoridades, juristas, professores e os autores dos artigos. Convidados exaltaram a pessoa, o trabalho e a trajetória do ministro maranhense, membro da Quinta Turma do STJ, autor de vasta publicação jurídica e acadêmica sobre temas diversos — entre eles, com destaque, o Princípio da Fraternidade na Justiça. 

Homenagem

A nova obra é um reconhecimento ao ministro maranhense Reynaldo da Fonseca, que exerceu a magistratura federal durante 27 anos no Maranhão, São Paulo, Piauí e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em 2009, foi promovido a desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de onde só deixou o cargo em 2015, após ser nomeado para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça.  

O magistrado possui graduação em Direito e especialização em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Maranhão. Possui também especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Brasília. É mestre em Direito Público pela PUC-SP, doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de São Paulo e pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Faça o download completo da obra aqui.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário