sexta-feira, 16 de abril de 2021

Para alcançar a recuperação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável, diversas ações socioambientais vêm sendo realizadas pelo mundo. Por meio delas são propagadas atitudes em relação a preservação do meio ambiente destacando, também, a importância do manejo responsável dos recursos ambientais como florestas e matas ciliares. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realiza mais uma ação de plantio de mudas nativas no Parque Estadual do Bacanga.

A atividade, que está sendo realizada no âmbito dos Programas Maranhão Verde e Enquadramento de rios de São Luís, tem como objetivo a promoção de ações de preservação, proteção, recuperação e restauração florestal e de matas ciliares, com ênfase no plantio de espécies nativas. Ela surge da necessidade de recuperar áreas degradadas, por meio da restauração do solo e da vegetação, possibilitando por sua vez, a recuperação dos recursos que o ambiente oferta a todos os seres vivos e sistema como um todo.

Destaca-se também a importância da relação das florestas e matas ciliares com os recursos hídricos. Visto que, ao se preservar tais formas de vegetação, protege-se o solo dos processos erosivos, preservando a flora e a fauna. Também, ao evitar o assoreamento do leito dos rios, a mata ciliar consiste num ecossistema peculiar que abriga uma diversidade florística e faunística, além de influenciar na quantidade e qualidade dos corpos hídricos, que por essência é de vital importância para o equilíbrio de toda uma região.

No plantio serão considerados a identificação das áreas propícias, a quantidade de mudas (espécies nativas) disponíveis e a disponibilidade de insumos e parceiros envolvidos. A ação, visando respeitar todas as recomendações sanitárias de combate a disseminação da Covid-19 e pensando na segurança de todos, será executada em uma pequena área com o plantio de poucas mudas para não causar aglomerações.

Para esta ação, foi selecionado o Parque Estadual do Bacanga uma área que fica próxima à barragem do Batatã, um importante elemento hídrico que serve de manancial de abastecimento para a ilha de São Luís. A atividade será realizada no domingo (18) a partir das 07h30, com ponto de encontro no pátio do Batalhão de Polícia Ambiental.

Os parceiros e as instituições envolvidos são: o Projeto Maranhão Verde, Comissão Técnica de Trabalho do Enquadramento de rios de São Luis, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos-SEMOSP, FIEMA, MRV, GRAMMAR, Associação de Moradores do Itaqui Bacanga (ACIB), Sítio do Físico Batalhão de Polícia Ambiental, Universidade Federal do Maranhão-UFMA e Conselho do Bacanga.

Serviço:

O QUÊ: Ação de plantio de mudas no âmbito dos Programas Maranhão Verde e Enquadramento de rios de São Luís;

QUANDO: Neste domingo (18), às 07h30;

ONDE: No Parque Estadual do Bacanga.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário