quarta-feira, 14 de abril de 2021

O encantamento da leitura e o seu poder transformador continuam tendo efeito positivo, inclusive para gerações que “já nasceram com um tablet na mão” 

SÃO LUÍS - Como forma de estimular o gosto pela literatura entre crianças e adolescentes, uma iniciativa do SESI promete expandir os hábitos de leitura por todo o Maranhão. Trata-se do Projeto Literário SESI, no qual estudantes dos ensinos fundamental e médio receberão, gratuitamente, livros de Monteiro Lobato e Ziraldo. 

De iniciativa do Departamento Nacional do SESI, o Projeto Literário SESI — Monteiro Lobato e Ziraldo, foi criado para estimular o interesse pela leitura, ampliar a capacidade de produção textual dos estudantes e contribuir com o acesso de professores, alunos e familiares a obras da literatura brasileira, especialmente em tempos de isolamento social. 

No ensino fundamental, cada aluno do 1º ao 9º ano receberá uma maleta com obras do Ziraldo, enquanto os alunos do Ensino Médio receberão maletas com obras do Monteiro Lobato. Os professores também receberão uma maleta com os mesmos títulos dos alunos e um guia com sugestões de atividades e breve histórico dos livros.  

No Maranhão, 3242 alunos das Escolas da Rede SESI de Educação, implantadas em São Luís, Imperatriz e Bacabal, serão contemplados com as obras para estimular o gosto pela literatura. 

Diante da pandemia, nada melhor que criar o costume de ler e comemorar a Semana de Monteiro Lobato e o dia do livro infantil, respeitando todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19 e usando a criatividade para presentear alunos com livros. 

A Escola do SESI Anna Adelaide Bello, em São Luís, montou um drive thru para a entrega dos kits com muita música, personagens infantis e alegria para os alunos do 1º, 3º e 5º ano nesta quarta-feira, 14/04. Até agora, já foram entregues as maletas nas Escolas do SESI-MA localizadas em Bacabal e Imperatriz.  

De acordo com Vanda Marli, coordenadora de educação do SESI-MA, a proposta é fazer com que o hábito de ler vire parte da rotina das famílias. “Queremos que a leitura ultrapasse os muros da escola e que os alunos aproveitem a oportunidade para estreitar o vínculo com os pais, desenvolvendo o hábito de ler juntos”, afirmou. 

Prova de que nem mesmo o videogame mais moderno consegue levar os estudantes para aventuras tão instigantes quanto viajar até o Reino das Águas Claras, onde vive o Príncipe Escamado, do livro Reinações de Narizinho. 

Para a mãe de aluno Rosana Renz, que foi uma das primeiras a chegar no drive thru, essa ação é muito importante. “Essa iniciativa do SESI incentiva as crianças a descobrirem a leitura e trocarem o computador por coisas mais importantes para o seu futuro”, disse a mãe.  

Nicolas Renz, 10 anos, disse que vai aprimorar o gosto pela leitura com os livros. Ele não escondeu a saudade da escola. “Tenho saudade de poder voltar para a escola. Mas foi legal vim aqui hoje, ver os professores e receber a maleta de livros do Ziraldo e do Monteiro Lobato!”   

Manoel Costa, 8 anos, do 3º ano, ressaltou que vai ser legal fazer a leitura em casa.” Vai ser a minha primeira experiência com livros de Ziraldo e Monteiro Lobato!”.  O pai, Ralf Lopes, não escondeu a alegria de receber esse presente cultural para o filho. “Estou muito feliz com a iniciativa da escola com esse projeto de literatura que vai agregar muito valor no ensino dele”.   

A gerente da Escola SESI Anna Adelaide Belllo, Regina Sodré destacou o empenho de toda a equipe e a receptividade dos pais nessa ação. “Só temos a agradecer a equipe da escola e aos pais e alunos que trouxeram as crianças para esse momento tão importante de celebração da literatura infantil e desses autores tão importantes como Monteiro Lobato e Ziraldo”, destacou Regina. 

“Compreende-se que a leitura de Monteiro Lobato na educação desperta muito interesse nos alunos, e que a utilização das obras do autor ajuda na formação humana das crianças e adolescentes, ou seja, a sua literatura é uma fonte repleta de sensações, emoções, imaginação que tocam as crianças e adolescentes fazendo-os viajar e sonhar, onde o aluno pode aprender de uma maneira prazerosa, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento intelectual, ainda mais nesse momento de isolamento social,  ocasião como essa que os livros mais devem servir de apoio”, acredita Regina Veiga, bibliotecária do SESI-MA. 

Para o Superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, a escola precisou se reinventar com a pandemia. “Agora além de aulas remotas, temos um drive thru que vacina com livros e cultura. Estamos muito felizes com a receptividade dos pais e dos alunos com esse projeto e esperamos que essa leitura possa acontecer em família, resgatando o papel do livro infantil na vida das crianças e dos adultos!”, finalizou Diogo. 

IMPERATRIZ- Em Imperatriz, a entrega foi marcada ao som da trilha sonora do Sítio do Pica Pau Amarelo, com a presença de personagens como Emília, Dona Benta e o Menino Maluquinho. Cerca de 900 kits de leituras foram entregues na cidade. 

"É importante construirmos essa identidade de crianças leitoras e futuramente adultos que incentivem seus filhos e amigos a lerem, pois é por meio da leitura que se constrói bons profissionais e se faz um futuro melhor", destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar. 

No Drive Thur, que aconteceu na última segunda-feira (13), alunos embarcaram na diversão e compareceram fantasiados. É o caso do Cristian Costa, 5 anos, que confeccionou a própria fantasia de Saci Pererê. "Foi bom para matar a saudade e levar livros pra casa". 

A jovem Kathleen Costa, mãe do pequeno Cristian, avalia a ação. "É uma iniciativa positiva por oportunizar leitura de qualidade às crianças que estão cada vez mais tecnológicas. Veio em um bom momento, em meio a pandemia, portanto é uma atitude louvável”. 

BACABAL – No início do mês de abril, a Escola SESI Presidente Médici em Bacabal também fez o lançamento e a entrega dos kits do Projeto Literário Monteiro Lobato e Ziraldo. 

Com professores e alunos fantasiados de personagens como "Menino Maluquinho" e Emília, aconteceu na escola a entrega dos kits para os alunos do 1º ao 9º ano, organizados por sala, respeitando o protocolo de medidas e prevenção à Covid -19.  

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário