terça-feira, 25 de maio de 2021


SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do seu diretor e coordenador do GT-FIEMA "Pensar o Maranhão", Luiz Fernando Renner, realizou no Salão Nobre da Casa da Indústria a 11° Reunião do Grupo de Trabalho da FIEMA. 

A reunião contou com a presença do Presidente da Agência Espacial Brasileira-AEB, Carlos Moura, que tratou sobre os cenários esperados com o início das atividades espaciais após a escolha das quatro empresas que vão operar no Centro Espacial de Alcântara.  

Moura estava acompanhando de Cristiano Trein, Coordenador da Comissão Integrada de Desenvolvimento para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA, que também trocou informações sobre ações em execução naquele município. 

“O que nós percebemos no mercado espacial do mundo todo, que diferentemente de outros tempos, não é só mais o governo que investe na atividade espacial é governo e o empresariado. O setor privado busca novos negócios, busca transformar a tecnologia em serviços para  a sociedade e essa é uma tendência mundial. No caso de Alcântara isso e mais necessário ainda porque a gente sabe que trata de uma comunidade que precisa de muitos investimentos. O Espaço Porto de Alcântara só será um sucesso se juntarmos esforços.  É um privilégio para nós contar com a FIEMA nesse desenvolvimento”, destacou o presidente da AEB, Carlos Moura. 

Vale destacar que a FIEMA foi integrada na CDI-CEA por decisão do ministro Marcos Pontes, sendo representada pelo coordenador do GT-FIEMA “Pensar o Maranhão”, e vem articulando ações com as demais entidades parceiras para a população de Alcântara. 

Diversos líderes empresariais maranhenses (ACM, FECOMERCIO, SEBRAE, SENAI, SESI), empresários, presidentes de sindicatos, presidentes de conselhos temáticos e diretores da FIEMA, chefes da Marinha, Exército e Aeronáutica e o secretário estadual de secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo prestigiaram o evento que respeitou todo o protocolo de segurança de proteção contra a covid-19. 

A CDI-CEA é uma comissão interministerial presidida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia com o objetivo de formular o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), propor mecanismos institucionais e tecnológicos que possibilitem sua implementação, monitorar a execução do PDI-CEA e gerar subsídios para a sua consolidação e coordenar as iniciativas do governo relacionadas ao desenvolvimento do CEA. 

“O Sistema FIEMA se sente honrado em integrar a CDI-CEA, e vem se articulando com as demais entidades empresariais do estado para promover ações nas áreas de educação, saúde, gestão empresarial e outras, em apoio às políticas de inclusão sócio-econômica da população de Alcântara tão necessárias para o sucesso do Programa de Desenvolvimento Integrado para o CEA”, destaca o diretor da FIEMA e coordenador do GT-FIEMA "Pensar o Maranhão" Luiz Fernando Renner 

AÇÃO - É importante destacar que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciou semana passada em Alcântara os cursos de qualificação profissional de Pedreiro de Alvenaria e Costura industrial do vestuário para a comunidade de Alcântara. 

A ação contempla 90 alunos do município que estão recebendo a qualificação profissional de 160 horas totalmente gratuita numa ação do Sistema FIEMA, via SENAI, como uma das contribuições das entidades do Sistema S, atores da iniciativa privada, na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI/CEA). 

Já o SESI realiza a partir desta terça (25/05) ações voltadas a área de saúde na sede do município e nas agrovilas de Alcântara (Peru, Cajueiro, Pepital) serão atendimentos oftalmológicos, odontológicos, alimentação, audiometria, circuito saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, curso de informática, formação continuada para diretores, coordenadores e professores da rede municipal, oficina de sucos regionais, dentre outras ações. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário