sábado, 8 de maio de 2021

O êxito das mamães donas de um pequeno negócio passa pelo planejamento e pelo aproveitar as oportunidades, além da coragem para dar o primeiro passo

No Maranhão, existem pelo menos 140 mil empresas maranhenses lideradas por mulheres, números esses bem mais expressivos se considerarmos o universo informal. Esse número equivale a 45% das empresas maranhenses em operação, segundo o Boletim Elas Empreendem, da Junta Comercial do Maranhão – Jucema e representa as 104 mil empresas registradas no nome de mulheres e as 41 mil empresas cujo sócio gestor é uma mulher.

Nesse contingente, mães e mulheres que empreendem, embora mais prejudicadas pela pandemia, têm apostado firme na criatividade e inovação e em oportunidades existentes em segmentos de negócios focados no atendimento de necessidades de outras mães. 

Os dados auferidos por levantamento feito pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas – FGV (9ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios), revelam que as mulheres, incluindo as que são mães, demonstraram maior agilidade, ao implementar inovações em seus negócios, dentre estas, o fortalecimento da presença digital.

A maioria delas (71%) faz uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos. Também se destacaram no uso do delivery e nas mudanças desenvolvidas em produtos e serviços para se adaptar à necessidade dos clientes.

Oportunidades x Necessidades

Nesse cenário, há empreendedoras que, percebendo oportunidades para além das vendas no ambiente digital, fizeram disso um negócio. É o caso da influencer Marília Martins, 29 anos, que atua na cidade de Balsas, sul do Maranhão. Desde muito cedo, ela descobriu o empreendedorismo e viu ali uma oportunidade.

Formada em nutrição e já atuando em sua área de especialização, Marília percebeu certo potencial para comunicação e decidiu fazer disso um negócio. Ela é mãe de duas meninas, Ísis e Maísa, de cinco e três anos, respectivamente. "Acreditando no meu potencial para comunicação, decidi virar a chave na minha carreira e começar a atuar nessa área e nas redes sociais", explicou.

Na cidade de Balsas, a influencer assina marcas conhecidas de roupas e calçados, como Arezzo e Colcci, e mais de uma dezena de marcas no segmento da moda, acessórios e vestuário.  "Não é fácil! É muito cansativo ser mãe, esposa, filha, empresária, cumprir agenda de trabalho e, ainda, estudar, pois voltei para faculdade no curso de Publicidade. Gerenciar tudo isso custa tempo, trabalho e disciplina. No entanto, faço tudo com muito amor, dedicação e profissionalismo, pois quero ser exemplo para minhas filhas. No futuro, elas irão ver que consegui ser tudo aquilo que eu quis ser e serei exemplo para que elas também sejam o que quiserem", frisou Marília.

Coragem para empreender em plena pandemia

Há também mães que, empreendendo há muito tempo, trabalham e tentam passar para as novas gerações as experiências no mundo do empreendedorismo. É o caso da empresária Suzana Brasil, que estava grávida de quatro meses quando começou a atuar no mercado com a Mattriz Sport’s, em Açailândia, cidade localizada no sul do Maranhão. E já se vão 25 anos atuando no segmento de esporte, caça e pesca.

“A mulher tem essa faceta de se dividir em vários papeis e fazer as coisas fluírem. Após a minha gestação foi bem desafiador conciliar o lado profissional com a experiência de ser mãe de primeira viagem, mas no final deu tudo certo.  Hoje tenho duas filhas, uma com 24 e outra com 22 anos, acadêmicas de Medicina e que sempre quando podem, dão sua contribuição ao nosso negócio”, conta a empreendedora.

Cliente Sebrae, em plena pandemia, foi na coragem e na percepção de oportunidades que Suzana continuou atuando firme. Hoje ela tem cinco lojas próprias, que comanda com o marido, em Açailândia e outros municípios vizinhos. E acabou de abrir uma nova, no estado do Tocantins, em Araguaína.

“Foi algo bem desafiador montar uma loja em plena pandemia. Mas é gratificante passar por essa jornada e ver que o esforço está valendo a pena. Acho que hoje o maior desafio como empreendedora é fortalecer o espírito de criatividade e saber da importância de se reinventar sempre” afirma.

As duas empreendedoras são clientes do Sebrae que, mesmo tendo família e filhos para cuidar, seguem apostando em seus negócios, se reinventando diante das dificuldades e na luta pelo sucesso no mercado. Marília Martins destaca que sempre busca o Sebrae para consultorias e capacitação, por entender que preparação e conhecimento do mercado nunca são demais.

Quando as portas da loja fecharam ao público em 2020, seguindo as recomendações de prevenção a propagação do coronavírus, Suzana buscou outras alternativas para lidar com o cenário, uma delas foi uma campanha chamada Treine em Casa, em que ela ofereceu aos clientes materiais para treinarem em suas casas.

 “O mercado de esportes tem crescido a cada dia e, nessa campanha do ano passado, criamos combos de produtos funcionais para que os clientes pudessem continuar com a prática de esportes, mesmo em período de distanciamento social. Locamos vários produtos como anilhas de ferro, tornozeleiras, colchonetes, anilhas emborrachadas, cones, entre outros materiais que dão o suporte perfeito para quem deseja treinar em casa e continuar a forma saudável”, explicou Suzana.

Segmentos promissores para mães que empreendem

Em comum, Marília e Suzana buscaram empreender em segmentos que podem ser conciliados com a maternidade e possibilitem flexibilidade de horários, permitindo que estejam presentes no desenvolvimento dos filhos e, ao mesmo tempo, à frente dos negócio com comprometimento e estratégia.

Segundo a gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, Hildenê Maia, realidades como teletrabalho e o home office ajudam nesse processo, mas não excluem a necessidade de preparação para empreender, o planejamento do negócio, a busca por equilibrar uma organização pessoal, novas rotinas familiares e o comprometimento com a gestão do negócio.

Dentre os negócios mais procurados pelas mães atualmente, as modalidades e-commerce se sobressaem por oferecer a possibilidade de trabalhar em casa, organizando as atividades de acordo com a agenda definida pela empresária.

Entre os diversos segmentos, os mais buscados são moda, beleza, alimentação e artesanato, consultorias online e negócios focados nas necessidades de outras mães, dentre outros.

Se você está buscando informações a respeito, o Sebrae organizou o artigo 5 ideias de Negócios para Mães e orientações para mulheres que desejam empreender em casa (Como Montar um Negócio em sua Residência).

Informação: Sebrae - MA 

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