terça-feira, 25 de maio de 2021

Parceria entre os dois órgãos se tornou ainda mais forte e eficaz durante a pandemia de coronavírus

Há um ano, no dia 25 de maio de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.002/20, que transforma a Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Era o início de uma parceria história com o Ministério do Turismo em prol de um objetivo em comum: valorizar o turismo brasileiro.

Originalmente, a Embratur é responsável por promover o Brasil no exterior, mas a sanção da Lei permitiu aliar os interesses dos dois órgãos em caráter emergencial, como explica o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. “A nova lei autorizou a utilização dos recursos da Embratur para promoção nacional, em casos de decretação de estado de emergência, como na atual pandemia do coronavírus. Isso foi fundamental para somarmos esforços para possibilitar a recuperação do turismo brasileiro”, destacou o ministro.

Segundo a legislação, até seis meses após o fim de estado de calamidade pública, finalizado em dezembro de 2020, a Agência deveria utilizar todos os seus recursos na promoção do turismo interno, auxiliando o Ministério do Turismo nesta missão. A partir de julho de 2021, a Embratur poderá retomar o trabalho de promoção internacional. “Durante este período nos unimos ainda mais e com toda certeza nossa parceria não se encerrará aí. Temos diversos projetos em conjunto e quanto mais trabalharmos juntos, mais eficaz será o desenvolvimento do nosso turismo”, ressaltou o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Em abril, foram apresentados ao presidente Jair Bolsonaro o resultado da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino Incrível e seguro”, criada e executada pela Embratur junto ao Ministério do Turismo. Com veiculação em todo o território nacional entre novembro de 2020 e março de 2021, a campanha promoveu o turismo interno, de forma segura, neste período. No total, foram 31 milhões de visualizações na televisão (canais abertos e fechados), 136 milhões de impactados em inserções de rádio; mais de 23 milhões de visualizações dos vídeos na internet e outros 316 milhões de impactos em mobiliários urbanos.

PARCERIA - A colaboração da Embratur para desenvolver ações para o turismo nacional e internacional vai além, a exemplo da participação ativa da Agência no grupo técnico do Turismo pelas Águas, que integra o Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur, e que tem como objetivo desenvolver o turismo náutico brasileiro. A Embratur desempenha papel fundamental no grupo técnico, como realizar articulações com o trade, associações e o terceiro setor, bem como coletar materiais e documentos.

Os dois órgãos também estão trabalhando em conjunto na elaboração do Programa de Segurança Turística e do Programa Turismo Acessível, no âmbito da Coordenação-Geral de Turismo Responsável do MTur. Dentro do Programa de Segurança Turística serão trabalhadas ações nos seguintes eixos: segurança pública, relações de consumo, prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, transporte, vigilância sanitária, defesa civil e comunicação positiva.

Já o Programa Turismo Acessível propõe uma série de medidas que visam promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência aos benefícios da atividade turística, permitindo o alcance e a utilização dos equipamentos turísticos com segurança e autonomia. O Programa busca reunir as iniciativas e ações relacionadas à acessibilidade existentes no âmbito do Ministério do Turismo e Embratur para a construção de uma política de inclusão social que possa ser implementada de forma sinérgica entre os dois órgãos e instituições parceiras.

Neste mês de maio, MTur e a Embratur estiveram lado a lado representando o Brasil em uma das feiras internacionais de turismo mais importantes do mundo, a Fitur, realizada em Madri, na Espanha. Juntos, o ministro Gilson Machado Neto e o presidente Carlos Brito se reuniram com embaixadores, ministros de Turismo de outros países, lideranças dos mais diversos segmentos empresariais com atuação no setor, além de membros associações e instituições de atuação global, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a World Travel Tourism Council (WTTC) para promover o Brasil como um destino promissor e atrair investidores ao país.

Também neste mês participaram da reunião de ministros do Turismo das Américas, promovida pela OMT, em Punta Cana, na República Dominicana. Na ocasião, discutiu-se os desafios da retomada do setor e a unificação de protocolos entre os países. Ainda naquele país, o ministro do Turismo e o presidente da Embratur mantiveram reuniões de trabalho e trataram, por exemplo, de ações de promoção do Brasil pelas agências do grupo espanhol Globalia Corporation Empresarial em reunião com o presidente da instituição Juan José Hidalgo.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário