quinta-feira, 20 de maio de 2021

Neste 20 de maio, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial da Abelha, data proclamada na Assembleia Geral da ONU de 2017 para chamar a atenção de legisladores e do público para a importância do polinizador para o equilíbrio ecológico e a proteção ambiental. 

Com as hashtags #WorldBeeDay e #Savethebees, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) chama atenção para a dependência da produção de alimentos em relação às abelhas. A organização realça, ainda, que os esforços das Nações Unidas e instituições parceiras devem se concentrar em incentivar a cooperação e solidariedade para combater as ameaças da pandemia à segurança alimentar e aos meios de subsistência agrícolas. 

O Dia Mundial da Abelha realça a dependência do mundo em relação a estes insetos e a necessidade de promover políticas de conservação ambiental para resolver questões de abastecimento global de alimentos e endereçar o combate à fome nos países em desenvolvimento. As Nações Unidas alertam, ainda, a respeito das consequências da perda da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas, atrelando a preservação das espécies aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Degradação - As abelhas e polinizadores como borboletas, morcegos e colibris, estão cada vez mais ameaçados pela ação humana. Cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal. Na mesma situação estão mais de dois terços das safras alimentares e 35% das terras agrícolas globais.  

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário