terça-feira, 11 de maio de 2021

Cercado de características arquitetônicas de influências portuguesas, o casarão 404, da Rua Rio Branco, situado em uma área do Centro de São Luís, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, encontra-se em reforma estrutural.

Importante rua de São Luís, a Rio Branco tornou-se, ao longo dos anos, um dos principais caminhos para a mobilidade urbana da capital maranhense. No passado, a rua estava entre os percursos favoritos de Ana Jansen em suas carruagens.

Em 1912, a rua saiu do contexto dos carros de boi para integrar uma das duas linhas de bonde da capital, que tinha seu ponto de partida no Largo dos Remédios e ponto final na Quinta do Matadouro (hoje Rua São Pantaleão).

Anos depois, em 1924, o transporte por bonde elétrico começa a ser efetivo e a Rua Rio Branco passa a integrar um importante projeto de modernização urbanística de São Luís. Posteriormente, a rua sofreu modificações, como a retirada dos trilhos dos bondes para dar lugar à camada de asfalto.

Entre 1950 e 1953, o casarão 404, da Rua Rio Branco, foi sede do Satélite Clube do Maranhão (denominado atualmente de Associação Atlética Banco do Brasil), um espaço de encontro após expediente dos servidores do Banco do Brasil para disputa de jogos de salão, atividades sociais e bailes de Carnaval. No período de 1953 a 1955, o prédio abrigou o Juizado Especial de Pequenas Causas.

Nosso Centro

O casarão 404 da Rua Rio Branco está sendo revitalizado pelo Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a empresa Vale. A revitalização faz parte de um leque de ações estratégicas de conservação e valorização de um dos maiores e mais completos conjuntos arquitetônicos do Brasil, que é o Centro Histórico de São Luís.

Na Rua Rio Branco, o prédio está recebendo intervenções de restauração da fachada, conservação das paredes de pedra argamassada, chapisco e reboco. Todos esses serviços são executados para dar uso ao prédio sem deixar de preservar seu valor histórico, que possui forte influência da colonização portuguesa.

O projeto de restauro da edificação abrange a aplicação de técnicas de selamento das fissuras existentes, recuperação das vigas, reconstrução das paredes, novas instalações hidráulicas e sanitárias, cobertura com telhas de cerâmicas, novo piso em tábua corrida, forro em madeira e sistema de proteção de combate a incêndio.

A restauração do casarão está sendo executada de forma sustentável, garantindo mais qualidade de vida para quem reside no entorno da obra. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 4,3 milhões de reais. A obra gerou cerca de 59 empregos formais e informais. A entrega está prevista para setembro deste ano.

Segundo o secretário da Secid, Márcio Jerry, o objetivo da iniciativa do Governo do Maranhão é dar nova dinâmica a essa área da cidade. “Um prédio público que estava em desuso, agora vai atender centenas de pessoas, gerando emprego e renda, quando estiver reformado. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas pelo governador Flávio Dino para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história”, destacou Jerry.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário