sábado, 22 de maio de 2021

A capital maranhense deu início ao trabalho de divulgação em outros estados para a retomada gradual e segura do turismo. Nesta semana, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), fez a capacitação de 70 agentes de viagem do Brasil, Portugal e Itália com a primeira edição do Famtour Virtual de São Luís. 

“A Prefeitura promoveu a primeira edição da Famtour como mais uma ação de incentivo ao setor do turismo. O prefeito Eduardo Braide vem dado apoio ao setor e principalmente para que o Município esteja presente neste processo de preparação para a retomada das atividades em nossa cidade”, disse o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos. 

Na oportunidade, foi criado um cenário no ‘Sebrae Lab’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae- Maranhão) com a participação de dois guias de turismo ao vivo da Praia de São Marcos e do Centro Histórico, mostrando opções de roteiros para o turista conhecer. O objetivo é colocar São Luís em destaque para os agentes de viagem divulgarem e venderem o destino quando voltarem as buscas por viagens. 

O Famtour é uma ação que está sendo realizada pela Setur para apresentar a cidade pessoalmente a um agente de viagem.

“Criamos um Famtour Virtual com um formato diferente. Em vez de apenas colocar uma pessoa na frente do computador falando sobre a cidade, colocamos duas apresentadoras em um estúdio e dois guias de turismo, ao vivo, em espaços diferentes. Dessa forma, foi possível para os agentes de viagens verem a praia e o centro de forma mais intimista”, explicou o secretário de turismo de São Luís, Saulo Santos. 

Além disso, o secretário também teve participações - a abertura e a sessão de perguntas foram responsabilidade dele. No final do evento, houve perguntas como bairros para se hospedar e sobre as atrações que podem ser encontradas atualmente. Essas e outras dúvidas foram respondidas durante a apresentação, ao vivo, e estão sempre tendo destaque nas redes do destino São Luís, o Instagram @turismo.saoluis e o Facebook Turismo São Luís. 

Famtour 

Durante o evento, Ana Valeska e Silvia Romana, turismólogas da equipe Setur, destacaram roteiros e lugares que os agentes podem oferecer como opção para os clientes - do Centro Histórico às praias, da gastronomia aos passeios náuticos e muito mais. 

Wagner Silva, guia de turismo da Setur, teve duas participações, sendo uma na Rua Portugal, rua com a maior concentração de azulejaria da cidade, e a segunda foi no mercado municipal da capital maranhense, a Casa das Tulhas, onde provou um delicioso sorvete de coco - o pregoeiro (vendedor) Bacuri da Mata, como é conhecido popularmente na região, ainda entoou uma música que usa para vender seu produto, somando ainda mais à experiência do agente. Também foram mostrados a tiquira e sua coloração chamativa, e os doces populares do Maranhão, como o doce de espécie, de bacuri e cupuaçu. 

Já o guia de turismo José Ribamar estava na praia de São Marcos e mostrou a extensão da praia, o mar e o sol, presente mesmo no período chuvoso. Em parceria com o Bar da Marcela, ele mostrou aos agentes os pratos feitos com frutos do mar, como a caranguejada e a peixada. 

Todas as informações apresentadas aos agentes podem ser encontradas no site www.turismosaoluis.com.br.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário