segunda-feira, 17 de maio de 2021

O Maranhão chega ao final do Torneio com duas equipes classificadas, SESI Alagoas e SESI Paraíba garantem vaga 

SÃO LUÍS - “Que esse seja o primeiro de muitos torneios de robótica! Nossa palavra é de gratidão”. Foi assim que o superintendente do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI MA), Diogo Lima encerrou sua fala ao premiar as equipes classificadas para a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FLL 2021, que se realizará no dia 26 de junho, também em formato remoto.  

Duas equipes do Maranhão (Robotic´s Angles – Imperatriz, e Iron League- São Luís), uma da Paraíba (Criadores de Gigantes) e uma de Alagoas (SESI Cambtec), foram as vencedoras na categoria Champions Awards, que abre vaga na disputa nacional de robótica. A competição contou com a participação de 21 equipes de quatro estados (MA, PI, AL, PB) e teve a sua primeira edição que foi totalmente virtual. 

O Torneio SESI de Robótica FLL 2021, premiou equipes em seis categorias. O anúncio ocorreu no início da noite da última sexta-feira, 14/05, no auditório do anexo da Escola SESI Anna Adelaide Belo, no bairro da Alemanha, que se transformou em um gigante estúdio de TV de onde o Torneio foi transmitido para todo o país pela internet, via portal imirante.com e pelo youtube do Sistema FIEMA. 

As equipes selecionadas para a etapa nacional foram SESI Cambtec (SESI-Alagoas), que levou o 1º lugar; a equipe Robotic´s Angels (SESI Imperatriz - MA), classificada em 2º lugar e as equipes Criadores de Gigantes (SESI Paraíba) e Iron League, (Escola SESI Anna Adelaide Bello – SESI-São Luís), respectivamente 3º e 4º lugares.  

Vale ressaltar a alegria dos alunos da equipe Iron League que acompanhavam a live na escola e “invadiram” o estúdio para comemorar a conquista.  

“Essa experiência no torneio regional do Maranhão foi sem igual, maravilhoso demais! Em meio a essa pandemia podemos ver a capacidade que a robótica tem de fazer professores e alunos se reinventarem para transformar esse momento de distanciamento em um momento de diversão e alegria! Nós, enquanto técnicos, aprendemos em conjunto com cada jovem que mantivemos contato. A Robótica transforma vidas, cenários, situações e momentos, tornando cada segundo especial! Mostra que é possível vencer quaisquer obstáculos que possam surgir nos tornando cada vez mais resilientes e preparados, destacou o técnico da equipe campeã de Alagoas, Joab de Almeida Leite, que também ganhou o prêmio técnico destaque. 

A aluna campeã do SESI Camtec de Alagoas, Fernanda Martins Gomes, disse que participar da regional do Maranhão foi algo gratificante. “Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever o que a FLL fez na minha vida. A FLL demonstrou em mim algo que eu não conseguia ver, que era o meu potencial e futuro brilhante à minha frente. Além disso, ela me proporcionou aprendizados e experiências. Sem contar que eu ganhei irmãos e criei laços, não só com os membros de minha equipe, mas com equipes de fora. Sou muito grata, muito feliz por tudo o que estou vivenciando e aprendendo", destacou a alagoana Fernanda. 

“Meu primeiro contato com robótica foi aqui no SESI e de cara já me interessei, tanto que fui convidada para ingressar na equipe e meu primeiro torneio foi na Expo Indústria. NA FLL conheci valores que eu quero carregar para vida toda e os conhecimentos também. Nossa equipe foi muito bem no Core Values, que são os valores centrais do torneio, no design do robô e no projeto de inovação que foi elogiado pelos juízes do torneio”, destaca a aluna campeão do SESI de Imperatriz, Gabriela Santos, da equipe Robotic´s Angel. 

Henry Glissoly, também da Rotics Angels´, que escreveu um ebook para falar sobre a competição para iniciantes ,não esconde o orgulho. “Essa é a segunda vez consecutiva que a gente se classifica para a nacional e esse ano teve uma grande diferencial que na primeira regional no Maranhão conseguimos o champions. Além disso, conseguimos também o desempenho do robô. Estamos muito felizes e realizados, pois trabalhamos muito para alcançar a nacional e todos nós da equipe focamos para isso a fim de representar nosso estado na etapa nacional. E conseguimos! 

“Esse ano a emoção foi bem diferente, pois recebemos a primeira regional no Maranhão e como nós do SESI estávamos sediando. Nós de Imperatriz vestimos e suamos a camisa e conquistamos o primeiro champions do Maranhão, do SESI, na regional. Essa é uma realização pessoal, mas também profissional porque todo profissional da robótica sonha em ter um Champions por demonstrar que sua equipe conseguiu equilibrar toda a competição. Não é simplesmente um troféu, mas a superação de todas as dificuldades. É saber que você chegou ao fim da caminhada e o resultado demonstra que demos o nosso melhor conseguindo equilíbrio entre as quatro categorias”, destacou a professora campeã Conceição Oliveira, professora de robótica da equipe do SESI de Imperatriz.  

“Falo em nome de toda a equipe que estamos muito felizes em termos participado da regional do Maranhão. Foi uma forma totalmente diferente, porém a organização do regional fez com que sentíssemos o espírito alegre e cheio de core values que o torneio presencial proporciona. O resultado adquirido na regional trouxe à equipe uma vontade a mais de trabalhar e esperança de um mundo melhor, onde o jovem consegue ter voz para transformar, esse sentimento de missão cumprida que o 3° lugar Champion’s proporcionou não tem preço algum. Já iniciamos os nossos preparativos com muitas ideias para melhorar o nosso projeto, desempenho do robô e organização para a nacional”, destacou a aluna paraibana da equipe Criadores de Gigantes – SESI Paraíba, Fátima Beatriz do Nascimento Salustino. 

“Mesmo distantes, a emoção foi a mesma de estarmos lá no regional com todas as equipes, torcendo, pulando, vibrando e até mesmo chorando de tanta alegria.  Os desafios que estamos enfrentando ao longo dessa temporada, devido ao novo Corona Vírus, estão sendo uma forma de provação, estamos nos reinventando e isso está fortalecendo ainda mais a equipe. Em nosso estado tivemos lockdown, e em nossa cidade as normas de distanciamento foram ainda mais severas, pois tivemos bandeira vermelha. Então, boa parte da preparação da equipe se deu de forma virtual, utilizando diversas plataformas e sempre com muita criatividade para manter essa turma empolgada e cheia de ânimo para enfrentar os desafios encontrados”, destacou o professor paraibano Wendel George de Carvalho Silva que destacou que o time já iniciou os preparativos para representar a Paraíba e o Nordeste na etapa Nacional do Torneio SESI de Robótica. 

REGIONAL – A ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica, Jackeline Silva foi a convidada da primeira edição do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) 2021, e falou sobre a importância do movimentar-se e das atividades físicas. Logo depois o educador físico do SESI, Ulisses Alves transformou a live numa verdadeira aula de ginástica com dicas importantes de exercícios que as pessoas podem fazer em casa sem dificuldades em tempos de pandemia.  

O torneio SESI de Robótica regional do Maranhão contou um pouco da rica cultura do Estado por meio de apresentações artísticas como do hino nacional, cantando por caixeiras, comandado pela cantora maranhense Rosa Reis e uma apresentação dos ritmos maranhenses apresentado pela Companhia Barrica.  

“Agradeço a todos os nossos alunos, professores, a coordenação pedagógica e a toda a equipe do SESI do Maranhão e do Nacional, aos juízes pela participação do torneio. Agradeço ao presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o nosso muito obrigado pela confiança. A minha fala e de gratidão, ao Departamento Nacional do SESI que permitiu que o SESI Maranhão operasse esse torneio. Eu sou um apaixonado por robótica e um grande fã e para mim, viver um torneio aqui é fantástico. A robótica é uma linha mestra do ensino por trabalhar diversas competências e habilidades que desenvolve no aluno, a capacidade de colaborar, de desenvolver problemas complexos, de se comunicar, de argumentar. Isso forma o aluno do SESI. E a robótica nada mais é do que a educação em movimento por ser mais viva e alegre. É a educação do século 21”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Diniz. 

Davi Telles, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Maranhão, que participou da abertura do torneio, fez questão de parabenizar o Sistema FIEMA pelo evento.  

“Parabenizo todo o Sistema FIEMA por esse torneio e dizer que onde tiver a robótica estaremos juntos como parceiro. Em nossos centros IEMA, a robótica assim como no SESI funciona na veia, não se tem como pensar a educação do século XXI sem robótica. O SESI está de parabéns e nossa palavra é de congratulação de ver isso aqui tudo acontecendo”. 

O Presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SESI, Edilson Baldez das Neves fez questão de agradecer a CNI e ao SESI Nacional pela oportunidade dada ao Maranhão. 

“Tenho um agradecimento especial ao Robson Andrade, presidente da CNI, e do SESI Nacional pelo apoio, confiança e incentivo que ele nos tem dado para trabalhar pela indústria do Maranhão.  Não posso esquecer do diretor de ensino do SESI e SENAI, Rafael Lucchesi que, junto com o Paulo Mol, dirige o SESI Nacional e que nos deram essa oportunidade e incentivaram para que o Maranhão pudesse estar participando desse grande evento e sediando esse torneio regional de onde sairão os competidores para a etapa nacional. Esse é o SESI, onde preparamos as pessoas para trabalhar na indústria e além da educação tem também, com laboratórios ultramodernos, preparando nossos trabalhadores na linha do crescimento, da industrialização do país, voltado para a indústria 4.0. O aluno do SESI sai daqui preparado para enfrentar esse mercado que é muito competitivo hoje. Ficamos satisfeitos com a decisão do SESI Nacional de que todas as nossas escolas serão edificadas no mesmo nível de ensino e já estão.”, finalizou com orgulho o presidente Baldez.  

CONFIRA A LISTA DE PREMIAÇÃO DO TORNEIO DE ROBÓTICA REGIONAL DO MARANHÃO 

CLASSIFICAÇÃO 

CHAMPION AWARD 

1º Lugar – SESI CAMBTEC- AL 

2º Lugar – ROBOTIC´S ANGLES – ITZ -MA 

3º Lugar – CRIADORES DE GIGANTES PARAÍBA  

 

4º Lugar -  IRON LEAGUE- SÃO LUIS -MA 

 

 

CORE VALUES 

1º Lugar – SMART PART – SESI Bacabal 

 

2º Lugar – AUTOBOTS_SLZ – SESI SÃO LUIS -MA  

 

DESIGN DO ROBÔ 

1º Lugar – PHOENIX ROBOT - SLZ 

 

2º Lugar – SONIC JUNIOR´S - SLZ 

 

DESEMPENHO DO ROBÔ 

1º Lugar – SESI CAMBTEC – ALAGOAS  

2º Lugar – ROBOTIC´S ANGELS SESI IMPERATRIZ-MA  

TÉCNICO / MENTOR – JOAB DE ALMEIDA LEITE – SESI CAMBTEC – ALAGOAS  

CLASSIFICADOS TORNEIO NACIONAL 2021 

 

SESI CAMBTEC- ALAGOAS  

ROBOTIC´S ANGLES – IMPERATRIZ -MA 

CRIADORES DE GIGANTES – PARAÍBA  

IRON LEAGUE- SÃO LUIS -MA  

 

PROJETO DE INOVAÇÃO 

1º Lugar – IRON LEAGUE – SESI SÃO LUÍS  

2º Lugar – BUMBA MEU BOT  - SESI Imperatriz 




Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário