segunda-feira, 10 de maio de 2021

Uma nova publicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresenta experiências de sistemas alimentares sustentáveis ​​em sete países latinoamericanos.

As experiências da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Chile mostram que é possível crescer, comercializar e consumir alimentos de forma mais sustentável e transformar os sistemas alimentares estimulando o desenvolvimento local.

"A persistência da insegurança alimentar e nutricional em nível global destaca a necessidade de mudanças para sistemas alimentares sustentáveis ​​que garantam uma dieta saudável para as gerações atuais e futuras", disse a oficial de sistemas alimentares da FAO, Pilar Santacoloma. 

Consumidores sustentáveis ​​do futuro

A publicação também destaca a importância da educação alimentar para fomentar de futuros consumidores sustentáveis: o programa “Cultivando Água Boa”, da Fundação Itaipu Binacional, desenvolve projetos de preservação da água e do meio ambiente, e apoia a agroecologia e ações educativas em escolas públicas de ensino fundamental no oeste do Paraná, Brasil, ensinando alunos e os funcionários que preparam os alimentos sobre dietas saudáveis, por meio de ações como o preenchimento de livros de receitas elaborados pela comunidade.

Agroecologia no Equador

O livro também destaca a experiência da EkoRural, uma ONG equatoriana vinculada a uma organização camponesa de Tzimbuto, no planalto central do Equador – a Associação Nova Geração – de produção agroecológica, com consumidores urbanos pertencentes, por meio de uma organização que fornece cestas comunitárias de comida. Juntos, eles determinaram preços justos e estabeleceram uma relação baseada na reciprocidade e confiança e não apenas na maximização dos lucros.

Financiamento inovador

Para algumas pequenas iniciativas, que não têm acesso a financiamentos bancários, as cooperativas de produtores com fundos de pequeno capital têm sido a solução: Frutos de la Tierra é uma marca da Associação Nacional dos Produtores Orgânicos do Peru (ANPE PERÚ), criada com o objetivo de apoiar a agricultura familiar orgânica e promover a biodiversidade associada aos seus sistemas agrícolas. A marca, lançada em setembro de 2013, foi patrocinada pelo chef peruano Gastón Acurio, líder no setor de gastronomia. A visibilidade que este apoio público deu, de carácter reconhecido, ajudou a ANPE Peru a crescer como marca e a alcançar fundos de cooperação internacional, o que lhe permitiu, por exemplo, criar uma plataforma de vendas online.

Abordagem do ecossistema para a saúde humana

No município de Sumapaz, distrito de Bogotá, Colômbia, o Hospital Nazareth, junto com a comissão comunitária para a participação em saúde pública, criou o Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano.

Este centro procura responder às necessidades específicas de saúde da população rural, através de uma abordagem ecossistêmica à saúde humana denominada Ecosalud.

O centro implementa hortas como terapia de reabilitação médica, psicológica e psiquiátrica.

Uma colaboração de sucesso

O Manual para innovadores: facilitando los sistemas alimentarios sostenibles foi apresentado pela FAO e pelo Instituto Nacional de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França (INRAE), e lançado em um webinar, com a participação do oficial de políticas de desenvolvimento territorial, Luiz Beduschi; da oficial de agricultura da FAO, Anne-Sophie Poisot; e do pesquisadora do INRAE, Allison Loconto.

Além disso, inovadores regionais participaram para compartilhar suas experiências: Ross Mary Borja da EkoRural- Equador; José Marfil da Ecovida- Brasil; Carlos Lazo da Peasant Agroferies no Peru; e Andrea Moya da Ecosalud na Colômbia.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário