terça-feira, 15 de junho de 2021

Com o intuito de proteger o meio ambiente e conscientizar a população, estudantes das escolas da rede estadual realizaram, nesta terça-feira (15), o plantio de mudas de árvores de diversas espécies, no ambiente escolar. A ação faz parte das iniciativas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), no âmbito da Escola Ambiental do Estado do Maranhão.

As atividades do plantio de mudas nas escolas são referentes ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A ação envolveu 22 Centros Educa Mais e 8 Centros de Ensino, localizados na Ilha de São Luís, totalizando 30 escolas unidas em defesa da natureza. Entre as mudas, foram plantados três tipos de ipê, mogno, bacuri, cupuaçu e Flamboyant.

Das escolas participantes da ação de proteção ao meio ambiente, estavam o Centro Educa Mais Professora Maria Pinho; Centro Educa Mais Barjonas Lobão, localizado no Jardim América; Centro Educa Mais Almirante Tamandaré; Centro de Ensino Joaquim Gomes de Souza; entre outras. A atividade contou com a participação do secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello; dos técnicos da Escola Ambiental do Estado do Maranhão, Avanne Dominici e Gaudino Gusmão; estudantes, professores, gestores, entre outros participantes.

O secretário adjunto, André Bello, demonstrou preocupação com situação das matas brasileiras e ressaltou a importância das atividades de conscientização ambiental nas escolas. “Em um momento muito crítico para o meio ambiente no Brasil, em que a Amazônia está sendo ameaçada e as florestas desmatadas, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está fazendo uma ação importante para o meio ambiente, que é a de plantar árvores em escolas do Estado. Uma ação conjunta com professores, alunos, gestores, enfatizando o protagonismo juvenil de nossos jovens e, ao mesmo tempo, uma alusão ao mês do Meio Ambiente”, ressaltou.

Avanne Dominici expressou alegria pelas ações realizadas nas escolas em defesa do meio ambiente e do fortalecimento de propósitos da escola ambiental do estado. “Hoje é um dia muito importante. Estamos começando a atividade de plantio de mudas aqui nas escolas da nossa rede estadual. É também um plantio de esperança e sonhos para construir os propósitos da escola ambiental do Estado do Maranhão, levando qualidade de vida à população. Venha fazer parte dessa onda, plante, preserve, cuide do meio ambiente, porque cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós”, comemorou.

A Escola Ambiental do Estado do Maranhão (Lei 11.365/2020) está trabalhando na elaboração de propostas voltadas para a sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida. Uma das propostas é a I Jornada Sustentável, com um conjunto de ações que acontecerão durante todo mês de junho, e começou no dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Centro Educa Mais Professora Maria Pinho

No Centro Educa Mais Professora Maria Pinho, no Cohatrac, o estudante protagonista, Gabriel Lobo, destacou a importância do projeto ambiental realizado na escola. “Uma ação extremamente importante no momento em que a natureza está sendo devastada, infelizmente, por algumas ações humanas. Essa plantação de mudas realizada hoje servirá para ajudar o meio ambiente e conscientizar os estudantes. Fico feliz em poder participar dessa ação tão importante”, exprimiu.

A estudante Gabriela Oliveira explicou que o projeto de plantio de mudas é uma forma de aproximar os estudantes do meio ambiente. “A ação possibilita termos um ambiente mais agradável e um contato maior com o ele, que é de fato, muito importante, porque estamos vivenciando um período muito triste da humanidade, com queimadas, extinção de animais, entre outros problemas. Cada ação em defesa do meio ambiente irá nos proporcionar uma vida melhor”, ponderou.

A gestora geral do Centro Educa Mais Maria Pinho, Marivete Silva Batista, frisou que: “Estamos em momento ímpar, porque executamos o projeto de mudas de planta e nós precisamos da natureza; a nossa mãe está clamando por todos nós. A natureza é vida e a nossa escola tem luz, brilho e, com a natureza, o brilho será maior porque ela está conosco nos dando o ar que respiramos, tão importante no momento difícil como este da pandemia. Viva a natureza”, frisou.  

Educa Mais Barjonas Lobão

Já no Centro Educa Mais Barjonas Lobão, localizado no bairro do Jardim América, representantes da comunidade escolar estiveram presentes para realizar o plantio de três mudas de plantas, sendo elas: ipê amarelo, cupuaçu e Flamboyant. A gestora Leila Melo agradeceu ao Governo do Maranhão pela iniciativa e destacou o trabalho realizado pelo secretário Felipe Camarão em mais essa ação que busca a melhoria dos espaços escolares em todo o estado.

“É de grande importância um momento como este. Nós escolhemos a parte da frente da escola para que nós pudéssemos ter um pouco mais de ar puro, de sombra. Estou muito feliz e quero agradecer imensamente ao Governo do Estado, na pessoa do nosso secretário Felipe Camarão, e a Escola Ambiental”, agradeceu.

Isaias Cabral, que é estudante do 3º ano do ensino médio do Educa Mais e, por conta da formatura em 2021, não poderá acompanhar mais de perto o crescimento das árvores no pátio da escola, mas expressou sua satisfação em participar do Projeto. “Esse projeto sobre o meio ambiente é muito importante. Eu não tenho palavras para definir o quanto essa iniciativa é legal e, para termos uma vida plena, nós temos que amar, respeitar e cuidar cada dia mais da nossa amada e querida natureza”, discorreu.

Centro Educa Mais Almirante Tamandaré

No Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, a gestora geral, Christiane Praseres, reuniu com os estudantes e participou do plantio de mudas de ipê. “O significado desse plantio para nós da comunidade, seres humanos desse planeta tão lindo, é que estamos devolvendo à natureza aquilo que nós tiramos dela, para vivermos melhor. É uma ação muito bonita da Secretaria de Educação e esperamos que esse projeto seja levado a todas as escolas”, proferiu. 

Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa

No bairro Cohab, a comunidade escolar do CE Joaquim Gomes de Sousa, na Cohab, também realizou uma programação especial com destaque para a preservação da natureza, fator indispensável para uma vida saudável. 

A ação contou com palestrantes convidadas como a engenheira agrônoma Conceição Marques, superintendente de Educação Ambiental e secretária adjunta de Pesca e Aquicultura, da Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA); a superintendente de Gestão Ambiental (AGA/UEMA), Maria Izadora Silva Oliveira, coordenadora do eixo de compostagem da Superintendência de Gestão da UEMA, e do ex-vereador Alencar Gomes.

Na ocasião também foi realizado, no pátio externo da escola, o plantio de três árvores, cujas mudas foram doadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário