terça-feira, 1 de junho de 2021

IEL reafirma o compromisso no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria

SÃO LUÍS – 2020 foi o ano da liderança e das aulas ao vivo. As empresas brasileiras priorizaram a capacitação de seus líderes (aumento de 10% nesse indicador) e destacaram treinamento de liderança como sua prioridade em 2021.  

Os treinamentos por meio do EAD/online ocorreram como nunca verificado na história da pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), referência nacional em soluções estratégicas em Treinamento e Desenvolvimento.  

Segundo a pesquisa, os treinamentos por meio do EAD/online respondem por 44% das horas treinadas, tendo como destaque algo inusitado até então, as aulas ao vivo, que representaram 18% das horas treinadas nas empresas brasileiras em 2020.  

Houve segundo a pesquisa um aumento na maioria dos indicadores de investimento anual em Treinamento & Desenvolvimento (T&D) este ano. A hipótese levantada na pesquisa é que 2020 foi um ano que iniciou com uma perspectiva muito otimista de retomada de crescimento pós-crise (três anos consecutivos de decréscimo nesses mesmos indicadores).  

Dessa forma, as empresas projetaram aumento de investimentos em T&D para sustentar seu crescimento. Em maio de 2020, quando a crise da COVID-19 aconteceu, os indicadores apresentados já refletem o impacto da crise causada pela Pandemia da COVID-19 nas estratégias de T&D. 

Trabalhando seguindo essa tendência das capacitações empresariais, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) continuou apresentando ao setor industrial maranhense opções em seu portifólio de serviços in company, atendendo essa demanda refletida na pesquisa e se adequando para auxiliar o empresariado maranhense a se adaptar às novas formas de inovar no mercado e contribuir com a conquista e qualidade de vida dos colaboradores e trabalhadores em meio ao cenário pandêmico. 

CONHECIMENTO - O conhecimento faz a diferença na vida de muitas pessoas. A prova disso vem do exemplo de Bárbara Sodré, do setor de Gente e Gestão da Cervejaria Equatorial (AMBEV), que recentemente concluiu o Curso de Capacitação em Power Bi In company, com seus colegas de trabalho no IEL. Ela traz a boa notícia de que “a qualificação pelo IEL foi definitiva para o aprendizado de novas práticas no uso da tecnologia para o desempenho das atividades diárias na empresa.” Bárbara afirma ainda, que voltará a fazer cursos pelo IEL, “fiquei muito satisfeita com a organização do curso e com certeza iremos fazer outros”. 

“O IEL hoje é um suporte para as companhias no aprimoramento da gestão e da educação empresarial, que se dá através da implementação de soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada empresa e cadeia de valor”, destaca a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, que enfatizou que o “ IEL sempre caminhou ao lado da indústria, e esse é um momento bastante delicado no qual não poderemos jamais deixar de dar o auxílio necessário ao empresário.” 

NÚMEROS - Em 2020, por exemplo, o IEL realizou 21 cursos e eventos de capacitação gratuitos, com mais de 1.500 matrículas realizadas. Foram 136hs de consultoria que atenderam cerca de 170 empresas.  

PLATAFORMA - Em 2021, o IEL lançou uma plataforma de capacitação em educação executiva nacional, com planos de assinatura de desenvolvimento de soft skill, envolvendo uma trilha de aprendizagem. Os cursos da nova plataforma são de curta e média duração, com programas educacionais customizados e temáticas focadas em liderança, transformação digital, gestão da inovação, gestão de negócios. 

Os cursos são on-line e ao vivo, ou seja, os professores vão dar aula com data e hora marcada, a distância devido à pandemia de coronavírus. 

Os temas foram definidos a partir de uma pesquisa feita junto a empresas de pequeno e médio portes, que identificou as principais necessidades das empresas. A partir disso, o IEL criou os cursos que podem ser adquiridos por empresas, para melhorar o desempenho das equipes; e por indivíduos que buscam se destacar no mercado de trabalho. 

Os cursos serão on-line e ao vivo. O valor médio é R$ 430 por curso. Entre os especialistas convidados para dar as aulas estão a economista Mariana Hauer, o mestre em estratégia e planejamento Adriano Bertoldo e a professora de negociação Marilda Andrade. 

“Oferecemos ações educacionais que permeiam as necessidades das indústrias e contribuem para o aumento da produtividade e competitividade. Os cursos disponíveis na plataforma foram elaborados para oferecer o que gestores e executivos precisam. E para levar esses produtos a mais empresas, estamos apostando no formato digital”, explica o superintendente do IEL, Eduardo Vaz. 

Além disso, a plataforma também oferece um plano de assinatura para desenvolvimento de soft skills – competências emocionais e comportamentais, cada dia mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O pacote engloba um teste Eneagrama, que identifica as potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do participante e, a partir disso, sugere uma trilha de aprendizagem com cursos que vão ajudar o profissional a aprimorar suas habilidades. Ao todo, são 16 cursos autoinstrucionais, 100% virtuais, que podem ser feitos a qualquer hora. Comunicação assertiva, gestão de conflitos, negociação baseada em relacionamento e finanças pessoais são algumas das opções. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário