sexta-feira, 4 de junho de 2021

O Movimento Supera Turismo está completando um ano. Ele reúne lideranças e empresários do setor com o objetivo de empreender ações que ajudem na retomada do Turismo. Para celebrar a data os membros do Conselho Consultivo do movimento participaram de um seminário nesta terça-feira (01).

Hotelaria, locação de veículos, companhias aéreas e cruzeiros marítimos estiveram representados por executivos das respectivas empresas. O seminário foi coapresentado pelos jornalistas Luiz Henrique Miranda (Agência Amigo – Comunicação Integrada) e André Coutinho (Apresentador da BandNews FM e BandNews TV). Com o tema ‘Tendências para o turismo e papel de cada um no novo cenário’, evento também marcou o lançamento do novo vídeo do movimento.

Os idealizadores e cofundadores do Supera Turismo, Carlos Prado, Marina Figueiredo e Aldo Leone também participaram. “Um dos motivos que levaram ao lançamento do Supera Turismo é o restabelecimento de emprego e renda. Conseguimos minimizar o estrago e preservar milhares de empregos”, destacou Prado. “Nessa luta pela superação, a força da união e do coletivo foi e tem sido fundamental. Nosso objetivo, desde o início, foi abreviar o tempo da retomada, mas de forma segura e sustentável”, complementou Marina Figueiredo. Leone, por sua vez, lembrou que há 11 meses tomou a decisão de viajar pelas cinco regiões do País e se surpreendeu.

Também estiveram presentes Chieko Aoki, fundadora e presidente do Blue Tree Hotels; Paulo Kakinoff, CEO da Gol Linhas Aéreas; Estela Farina, diretora geral da Norwegian Cruise Line no Brasil; Renato Franklin, CEO da Movida Rent a Car; e Jerone Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil.

Veja abaixo as principais declarações:

MUDANÇAS E RETOMADA

Chieko Aoki: “A melhor coisa que vejo no movimento Supera Turismo é a união de todos. Assim como o Aldo Leone, também tenho procurado conhecer o Brasil. Hoje, na BTH, atendemos a diversidade da demanda, seja ela do corporativo ou do lazer”.

Paulo Kakinoff: “O ritmo de recuperação será muito mais acelerado no mercado doméstico. As viagens internacionais virão depois”. O executivo acredita que cerca de um terço das viagens a negócios, que se realizavam antes da pandemia, será eliminado. E que o turismo doméstico voltado para o lazer vai compensar essa mudança em relação o corporativo.

Estela Farina: “Meus cumprimentos aos idealizadores e cofundadores do Movimento Supera Turismo. Conseguiram montar um autêntico quebra-cabeça, ao aproximar e juntar players de áreas diferentes”. Executiva disse que todos precisam estar bem para que as coisas andem bem. “Mantemos o otimismo. A nossa próxima temporada, no Brasil, contará com sete navios e começará em 31 de outubro”.

Renato Franklin: “A pandemia é muito triste e ruim. Mas iniciativas como esta do Movimento Supera Turismo geram mais união e mais visibilidade para o setor. Bem antes da pandemia já se falava em bleisure travel – tendência de conciliar viagens a negócios e a lazer. E essa tendência foi acelerada com a crise sanitária”. Franklin acrescenta que hoje as pessoas querem conhecer o Brasil, ficam baseadas em determinado destino e, ao alugar um carro, podem se deslocar pelo entorno. Hoje, há mais viajantes corporativos se valendo do aluguel de carros do que antes da pandemia. E que o Movimento Supera Turismo, surgido na pandemia, deve permanecer e ser incorporado para sempre.

Jerome Cadier: “O grande mérito do Movimento Supera Turismo é promover o aprendizado. Quando às principais mudanças no setor, vejo dois desafios fundamentais: a aviação sempre teve ciclos de planejamento muito longos e agora esses ciclos encurtaram violentamente. E os preços das passagens aéreas devem se tornar mais atrativos. Cadier acrescenta que será necessário ter muito mais flexibilidade para entender as variações de demanda. Enquanto antes se falava em 12 meses, agora se fala em 15 dias. A competitividade vai se tornar muito maior.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Chieko Aoki: “Ocorre-me o conceito de hig tech – hig touch, termo cunhado pelo futurólogo norte-americano John Naisbitt, em 1982. O autor indagava se a tecnologia conseguiria mesmo cumprir tudo aquilo que promete. E a que preço… Noto que a sustentabilidade está muito ligada ao hig touch. Unir as pessoas dentro da organização. Diversidade é um valor cada vez mais urgente. Temos de ser globais em termos de pessoas”. Aoki acredita que a descoberta das pessoas tem sido uma das coisas mais bacanas do hig touch. E comenta sobre a criação da personagem ‘Belinha’, no Blue Tree Hotel.

NOVAS TECNOLOGIAS

Jerome Cadier: “A pandemia acelerou uma série de investimentos que já eram parte do futuro da evolução. No caso da Latam, cortamos uma série de investimentos. Mas a gente aumentou os investimentos da companhia na plataforma digital. Implantamos o atendimento remoto e o autoatendimento e caminhamos para a leitura biométrica do passageiro, para efeito de check-in e embarque… Temos, também, um robô desenvolvido em São Carlos (SP), que faz toda as higienização da cabine do avião, com uso de raio ultravioleta".

Informação: Mercados e Eventos 

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