quinta-feira, 3 de junho de 2021

SÃO LUÍS - A força tarefa pela vacinação envolve uma forte parceria entre o Sistema FIEMA através do SESI e o Governo do Estado que atuam em conjunto para avançar no processo de imunização contra a Covid19 no Maranhão. A 1ª semana de junho foi marcada com as ações do SESI que disponibilizou 3 unidades móveis de saúde ocupacional como postos de vacinação para o público da indústria, e uma equipe composta de até 15 colaboradores do SESI para atender as demandas de cada localidade. O objetivo desse programa é levar aos trabalhadores mais qualidade de vida, reduzindo os afastamentos e evitando os impactos econômicos e sociais gerados pela disseminação do vírus. 

A vacina disponibilizada nessa campanha é a britânica Oxford-Astrazeneca. A recomendação é a imunização adequada que corresponde a 2 doses do mesmo fabricante e com intervalo de 12 semanas entre as aplicações. Desta maneira, o sistema imune do organismo vai tornar-se capaz de reconhecer e atacar rapidamente o coronavírus, caso seja infectado. 

Um dos pontos dos serviços de vacinação funciona na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, que está aberto no horário das 8h às 17h. Nesta Unidade a vacinação se destina à pessoas com idade a partir dos 49 anos, que residam ou trabalhem nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Pessoas com comorbidades e trabalhadores da construção civil e da indústria a partir dos 45 anos,  também serão contemplados com esta ação. 

O público deverá comprovar que faz parte do grupo atendido antes de receber a vacina, por isto, deve apresentar documento com foto, cartão do SUS e a carteira de vacinação. Já os profissionais da construção civil e indústria precisam estar munidos de um documento que confirme o vínculo com o trabalho que exercem. 

O superintendente regional do SESI no Maranhão, Diogo Diniz Lima, acompanhou os trabalhos nos postos de vacinação. “O SESI em favor da indústria, vem por meio dessa importante parceria, disponibilizar às indústrias  as nossas unidades físicas para que se tornem postos de vacinação para o nosso público.” 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, manifestou gratidão pela parceria. “Quero agradecer à FIEMA e ao SESI por essa importantíssima parceria como Governo do Estado do Maranhão. Por meio da FIEMA e do SESI, conseguimos ter 5 equipes de vacinação espalhadas na Ilha em apenas 1 dia. O SESI está colocando, o pessoal à disposição, nós estamos dando as vacinas; vai vacinar indústria, comorbidades, por idade também, e com isso, vacinar mais rápido, que é o que importa nesse momento de comunhão e parceria.” 

Nesse sentido, Parmênio Carvalho Júnior, Diretor Geral do Grupo Canopus, se diz satisfeito com essa grande ação. “Parabenizo o Sistema FIEMA-SESI e o SINDUSCON pelo início da vacinação do grupo CANOPUS. Nós vacinamos apenas em nossa obra na Cohama, cerca de 250 funcionários. E é de extrema importância neste momento, pois nós somos um setor que não parou durante a pandemia, continuamos trabalhando. Os nossos funcionários vão se sentir mais seguros, não só no ambiente de trabalho, mas na volta pra casa no convívio com as suas famílias.” 

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, esteve presente no SESI Araçagy e ressaltou que “é salutar essa união, essa gentileza com a abertura do SESI para que se vacine a população da  grande ilha, não só em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O importante é que se faça a profilaxia que só é feita com a imunização com a vacinação.” Ele revelou ainda que São José de Ribamar, já atingiu 15% do público vacinado com a 1ª dose. 

PARTICIPAÇÃO - A movimentação de pessoas no SESI Clube demonstra que a população está alerta e conscientizada a respeito da importância da vacinação contra o Covid19. Lourival Rodrigo de Brito, que é comerciante, disse que “acha muito importante essa ação, porque quanto mais gente se prevenir, melhor é. Seria muito bom se todo mundo pudesse se vacinar e se proteger desse vírus infeliz.” 

O Encarregado da construção civil, Ajuílson Bezerra Pereira, também procurou o SESI Clube para se vacinar. “É muito boa uma ação como essa, pois a gente já vem esperando por muito tempo e graças a Deus já chegou a nossa hora e nós só agradecemos a Deus por tudo.” 

O Superintendente Regional do SESI, Diogo Lima, informa que “todo esse público que está nas adjacências do SESI Clube pode se dirigir para cá. Sabemos que é uma área de exposição urbana importante da cidade que compreende grandes bairros como o Araçagy e Pirâmide. E faz um apelo: "nesse momento, nós temos que falar em união e todos que podem, devem ajudar  para que consigamos superar essa crise.”               

COMO FAZER PARTE - Para participar dessas ações as empresas interessadas devem enviar e-mail para  supersesi@fiema.org.br  contendo o CNPJ, endereço, o nome do trabalhador, CPF, cartão do SUS, se possível, data de nascimento com o  nome da mãe.  

O SESI atenderá empresas com mais de 40 funcionários, no canteiro de obra com as suas unidades móveis. Empresas com menos de 40 funcionários, serão encaminhadas  a um dos postos físicos em que o SESI estará operando. “A partir da segunda semana de junho, a parceria com o Governo do estado irá se  intensificar e o nosso alcance às indústrias maranhenses irá ampliar. Esperamos chegar a cidades como Imperatriz, Açailândia e Caxias na qual já atuamos em conjunto com a prefeitura”, afirma Diogo. Esta ação prevê a aplicação de 1.165 doses de vacina até sexta-feira, dia 04 de junho. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário