quinta-feira, 3 de junho de 2021

Iniciativa, pioneira no mundo em protocolos de biossegurança, é essencial para a retomada segura das atividades e atende aos anseios de um turista mais consciente

O Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” do Ministério do Turismo completa um ano nesta semana. A iniciativa brasileira, desenvolvida em resposta à pandemia de Covid-19, esteve entre as primeiras a serem implementadas em todo o mundo no âmbito de protocolos de biossegurança e ganhou, inclusive, reconhecimento internacional. Até agora, 28.172 empreendimentos e guias de turismo de todo o país assumiram o compromisso de adotar ações que protejam turistas e trabalhadores do setor contra a Covid-19 durante suas atividades. 

Uma das fortes tendências do turismo pós-pandemia é a busca por destinos e empreendimentos que adotem protocolos sanitários de proteção contra a Covid-19. Uma pesquisa recente realizada pela plataforma de reservas Booking.com, por exemplo, aponta que 89% dos entrevistados preferem escolher hospedagens que prezam pela limpeza.  

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o levantamento confirma a tendência de um novo perfil de turista mais consciente, que se preocupada com os protocolos que estão sendo seguidos pelos prestadores de serviços turísticos. “Foi pensando nisso que o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável. Ele evidencia o nosso compromisso em apoiar o setor de turismo brasileiro a se adequar à nova realidade e garantir que a retomada das atividades ocorra de forma gradual e segura", destacou o ministro. 

A pesquisa mostra ainda que mais da metade dos entrevistados (54%) pretende viajar para destinos nacionais e 86% veem a culinária local como um dos principais chamarizes para o turismo, assim como belas praias (85%). O levantamento ouviu 47,7 mil pessoas no mundo todo e cerca de 2.000 delas no Brasil.  

“A partir da pandemia, bares, restaurantes, hotéis, parques, enfim, todos os estabelecimentos e serviços turísticos serão analisados pelos visitantes de acordo com os protocolos que estão sendo aplicados no local. Portanto, é essencial aderir ao Selo, adotar as medidas de prevenção exigidas e dar essa garantia de segurança ao turista e aos trabalhadores", reforçou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França. 

Clique aqui para saber mais sobre o Selo Turismo Responsável. 

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário