quarta-feira, 30 de junho de 2021

Curso de Alimentação Empreendedora incentiva à prática sustentável da comunidade em torno da ENEVA e incrementa a renda familiar dos participantes 


SÃO LUÍS - O Serviço Social da Indústria (SESI) concluiu recentemente o curso de Alimentação Empreendedora no município de Santo Antônio dos Lopes, numa parceria firmada com a ENEVA.  

O curso cumpriu o objetivo de capacitar 15 alunos da comunidade que desenvolverem ao longo de 30h, as técnicas básicas de fabricação de alimentos com variedade de produção, tendo como abordagem o empreendedorismo e a geração de renda. 

Além do certificado propriamente dito, os alunos formados na capacitação também receberam para benefício de toda a comunidade local, um espaço-cozinha equipado e preparado para uso, produção e incentivo na economia da região, numa iniciativa da ENEVA. A cozinha comunitária contou com todo o auxílio de montagem do SESI e terá um suporte da consultoria nutricional do SESI por um período de 6 meses.   

Participaram da entrega o gerente de produção da ENEVA, Antônio Abrão e a coordenadora de Responsabilidade Social da empresa, Elizabeth Teles, empresa parceira do projeto, além da coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA, Ana Carolina Bandeira e o gerente da Unidade de Promoção da Saúde do SESI Araçagi, Luís Eduardo Cabral, responsável pelo curso. 

Conforme a coordenadora de Responsabilidade Social da ENEVA, Elizabeth Teles a conclusão de mais um projeto que trata de segurança alimentar e empreendedorismo social no povoado de Nova Demanda é muito importante para ensinar as mulheres da agricultura a comercializarem a própria produção. “Mais do que ensinar, nós queremos capacitá-las para a entrada no mercado de trabalho e uma forma de agregação de renda. O SESI tem sido um aliado em todos esses anos com as comunidades do entorno da ENEVA e agradecemos a conclusão desse grande sucesso com a entrega de um espaço especial para essas mulheres junto com essa imersão e capacitação com a equipe,” destacou Elisabeth Teles. 

Segundo Ana Carolina Bandeira, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA, a cozinha empreendedora vai possibilitar um novo aprendizado, novos horizontes para as mulheres de Nova Demanda. Elas receberam treinamentos com uma capacitação completa em 9 módulos sobre segurança alimentar, empreendedorismo, sobre como montar uma cozinha e como abrir o próprio negócio. “Temos a alegria de entregar, juntamente com a ENEVA, essa cozinha pronta para que elas possam dar continuidade e possam colocar em prática todo o aprendizado. Que daqui para frente isso seja uma fonte de renda, de emancipação para elas neste momento difícil economicamente para todos. Entendemos que esse projeto traz para elas um caminho de independência financeira, de produtividade para vida desta comunidade e das mulheres atendidas pelo projeto,” aponta Ana Carolina.  

A nutricionista do SESI, Emanuely Caracas Frazão contou que no curso, as alunas aprenderam a produzir geleias orgânicas artesanais, compotas, conservas, antepastos, pães, bolos, preparações para refeições, sucos e salgados, em conformidade com as normas e procedimentos de qualidade e segurança e higiene. “Foi muito gratificante passar esse tempo, de um mês praticamente, com as meninas, em aulas teóricas e práticas; e estar hoje aqui, depois de todo esse trabalho, e ver que elas gostaram e aprenderam muito, é muito significativo”, assinala Emanuely. 

A capacitação contou com um momento teórico informativo com conteúdo e momento prático com dinâmicas, interações e preparação de receitas, e empreendedorismo na área de alimentação. O SESI disponibilizou todos os materiais, equipamentos, utensílios, estrutura de Unidade Móvel e equipe profissional para a realização do curso.   

A aluna da capacitação e lavradora, Edilene Abreu Sousa, 37, diz que ficou satisfeita com o treinamento. “Esse curso foi muito bom, pois aprendi muito! Aprendemos a fazer várias coisas boas que não sabíamos e agora já sabemos. Somos muito agradecidas por essa oportunidade que o SESI e a ENEVA deram pra gente e pela equipe que veio nos ensinar,” declara Edilene. 

A empresa ENEVA firmou uma parceria com o SESI para viabilizar o curso de Alimentação Empreendedora para o munícipio de Santo Antônio dos Lopes para possibilitar uma visão geral de negócio, conhecimentos práticos e teóricos aplicados na produção de receitas com o objetivo de gerar renda para quem deseja comercializar seus produtos. 

O curso de Alimentação Empreendedora é um projeto para geração de renda com objetivo de trabalhar habilidades e incentivar a participação dos alunos com foco no empreendedorismo.  O projeto representa a abertura de oportunidades com o estímulo da prática sustentável da comunidade do entorno da indústria e o ensino de uma atividade para incrementar a renda familiar dos participantes.    

“A iniciativa representa uma alternativa para muitas famílias e trabalhadores impactados pela pandemia do novo coronavírus. Os efeitos econômicos da crise, que ainda está em andamento, já refletem no mercado de trabalho: elevada taxa de desocupação e grande contingente de trabalhadores em situação de informalidade. Sem contar ainda, a situação da vulnerabilidade dos grupos sociais mais suscetíveis, como os mais pobres, os trabalhadores mais jovens e os mais velhos, as mulheres, os menos escolarizados, por exemplo”, destaca o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.    

O projeto oferece profissionais especialistas em nutrição, auxiliar de cozinha, administrador, metodologia SESI, material e utensílios de cozinha, material didático exclusivo, informativos e certificação dos alunos, disponibilização da Unidade Móvel, material gráfico para impressão dos rótulos das embalagens e apostila; material de limpeza e descartável para as aulas. 

COZINHA COMUNITÁRIA – Além da certificação do curso, a comunidade com o apoio da ENEVA conta agora com um espaço com um fogão industrial com forno, liquidificador semi-industrial, bancada em inox, kit de panelas, kit de assadeiras, paneleiras, depósitos de bolos, kit básico com colher, espátula, facas e pinças; luvas, touca, avental e máscaras descartáveis; kit de embalagem e potes, batedeira. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário