domingo, 4 de julho de 2021


* Artigo do governador – Educação superior: oportunidades que transformam

O legado que construímos no Maranhão, desde o ano de 2015, tem bases firmes na perenidade. Muito se fala na importância de investimentos em projetos estruturantes. Infraestrutura é sim muito importante, mas ela precisa ser associada a grandes projetos que geram oportunidades e viabilizam a construção de futuros melhores. E não há como perseguir esse objetivo central de possibilitar qualidade de vida para a nossa gente se não investirmos prioritariamente em Educação. Esta sempre será nossa principal bandeira de Governo.

Temos investido fortemente em todos os níveis educacionais do Maranhão. Por meio do Escola Digna, alcançamos os Ensinos Fundamental e Médio, com implantação de melhorias pedagógicas e estruturais que já oportunizam condições de ensino-aprendizagem as quais muitos de nossos estudantes nunca tiveram antes. Na última semana, com entrega de mais 12 equipamentos escolares, superamos mais de 1.100 obras de construção, reforma ou ampliação de prédios educacionais, em todas as regiões do Maranhão.

Na última quinta-feira (1º), ao entregar o novo prédio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, a UemaSul, reforçamos o nosso reconhecimento também sobre a essencialidade de investimentos no ensino superior. São mais de 8 mil m² de área, com 58 salas de aula, auditório para 300 lugares, ambientes para laboratórios, ginásio e área administrativa, além de ampla área externa. Mais que uma importante estrutura física, que vai garantir conforto e melhores condições de aprendizagem aos nossos alunos, professores e funcionários, agora podemos ampliar o acesso dos jovens maranhenses ao Ensino Superior, com abertura de novos cursos e de mais vagas.

Desde sua criação, em 2016, vislumbramos na UemaSul um celeiro de oportunidades para jovens de toda a Região Tocantina, sobretudo aos egressos do Ensino Médio em nossas escolas públicas. Até então, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) era a única instituição pública estadual de ensino superior. Com a visão de expandir o acesso à universidade pública aos jovens maranhenses, criamos a UemaSul, que passou a ser responsável pela abrangência de 22 municípios da região sudoeste do Estado. Desde então, muitos investimentos tem fortalecido a atuação da nova Universidade Estadual, viabilizando a construção de novos Centros e oferta de cursos pioneiros na região.

Já superamos 40% de aumento de vagas nas nossas universidades estaduais nos últimos 6 anos. Hoje e amanhã, teremos mais um importante momento de ingresso no ensino superior. Cerca de 44 mil alunos participam do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior, o PAES, que representa a porta de entrada para estudantes chegarem às Universidades Estaduais do Maranhão. Ofertaremos cerca de 5 mil novas vagas para os campi da Uema e da UemaSul, por meio de provas que serão realizadas em dois dias, com todos os critérios de biossegurança necessários para o atual momento de pandemia. Sublinho que enxergamos em nossas universidades verdadeiros vetores da democratização do ensino superior no Maranhão, abrindo caminhos de esperança aos nossos jovens.

É nesse sentido que também fortalecemos o incentivo à pesquisa no Estado. Hoje, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está entre as 10 maiores fundações similares do Brasil, no que se refere aos recursos alocados na instituição, em termos absolutos. São mais de R$ 113 milhões investidos em mais de 10 mil bolsas concedidas desde o início de nossa gestão. Na Uema, ampliamos em cerca de cinco vezes o investimento destinado para bolsas, chegando a R$ 1,3 milhão custeados todos os meses em auxílios à graduação, pesquisa, pós-graduação e extensão, além de estágios.

São esforços que somados representam sementes plantadas em solo fértil, as quais temos convicção de que vão frutificar, gerando esperança no hoje e no amanhã. Lutamos por igualdade de oportunidades, para que assim tenhamos uma sociedade em paz, construída a partir da justiça social. E justiça social só é possível com oferta de educação acessível, gratuita e de qualidade.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário