sábado, 10 de julho de 2021

O espaço foi construído pela Equatorial Maranhão em parceria com SEGOV e SEMA

Uma ótima dica de passeio para essas férias com as crianças, é o recém-inaugurado Borboletário que fica no Parque do Rangedor, em São Luís, espaço que consiste em um viveiro de borboletas com o objetivo de promover a educação ambiental. Por meio dele será possível observar de perto todas as fases da vida de uma borboleta, o que desperta mais sensibilidade e respeito ao meio ambiente, além da possibilidade de compreender a importância desses insetos para a preservação e manutenção dos ecossistemas.

O espaço foi construído pela Equatorial Maranhão e entregue ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e Secretaria Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), ambas secretarias responsáveis pela manutenção e gerenciamento do local. O valor investido foi de R$161 mil reais.

A solenidade contou com a presença do Governador do Maranhão, Flávio Dino, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, a Gerente de Comunicação Externa e Marketing, Giselle Colins, o Secretário de Governo, Diego Galdino, além de colaboradores da área de meio ambiente da Distribuidora e também representantes da SEGOV e SEMA.

O momento também foi de assinatura de uma ordem para expansão do Parque do Rangedor. O Governador Flávio Dino destacou as ações de cunho ambiental desenvolvidas. “Entre os investimentos que fazem parte dessa política ambiental estão os parques e as praças. Aqui no Rangedor onde estamos hoje, temos duas conquistas: o borboletário, que é um equipamento de educação ambiental para crianças, adolescentes e todas as idades; e temos também a ampliação do Rangedor. Eu assinei hoje a autorização e as obras começam nessa segunda – feira. ” O Governador destacou ainda que são mais 7 milhões e 200 mil de investimentos nessa expansão e que haverá trilha ecológica e novos equipamentos.

Para o secretário da SEMA, Diego Rolim, o borboletário representa um espaço de preservação e para desenvolvimento de projetos ambientais. “Aqui é para que nós possamos fazer a preservação e a conservação dos nossos recursos naturais. É justamente esse espaço belíssimo que nós criamos nesse parque excepcional, central em nossa capital, que poderemos trazer as crianças, a população em geral, os estudantes, as universidades, os professores, todos. ” O Secretário destacou ainda, que o local servirá para conscientização com a educação ambiental e também como piloto para projetos que possam ser desenvolvidos no âmbito ambiental.

O horário de visitação pública no viveiro é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30, com entrada permitida de apenas seis pessoas por vez. Os visitantes deverão estar acompanhados por monitores. Para visitação de escolas será necessário agendar a visita no Parque Rangedor ou através do telefone (98) 98408-2816.

Para a Gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Equatorial, Giselle Colins, essa pareceria entre a distribuidora e o Governo do Estado tem sido de grande relevância para a população. “Desde a sua inauguração em 2019, o Parque do Rangedor conta com o apoio e parceria da Equatorial Maranhão. Para nós é motivo de orgulho poder fazer parte de ações como essas que promovem lazer para a sociedade e uma maneira de recarregar as energias ao ar livre, perto da natureza e respeitando os recursos naturais. Até o fim do ano estão previstas mais contribuições da Equatorial Maranhão dentro do parque, como as bicicletas elétricas para o uso da população e a disponibilização do primeiro posto de carregamento elétrico do Maranhão”, enfatizou Giselle.

O sistema de videomonitoramento do local foi doado pela distribuidora de energia, que também presenteou o Parque com uma árvore de energia solar com entradas para carregar os celulares, na inauguração do parque. Esta árvore utiliza uma tecnologia inovadora para entregar energia sustentável ao público que visita o Rangedor.

A inauguração do posto de carregamento elétrico e da estação de bicicletas elétricas da Equatorial Maranhão, que estão sendo construídos no Parque do Rangedor, está prevista para o mês de novembro deste ano. O posto e as dez bicicletas ficarão disponíveis gratuitamente para a população na cidade. A novidade é uma iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e contará também com geração de energia solar fotovoltaica.

O Parque do Rangedor possui 120 hectares de área verde, sendo 90% de sua área é de mata preservada. São oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds, uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km. O parque é bem utilizado por quem busca atividade física e lazer, é ponto de encontro da população de São Luís e funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário