segunda-feira, 12 de julho de 2021


Na quinta-feira, 8, o reitor Natalino Salgado realizou a cerimônia de lançamento do Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário da UFMA. O espaço será o mais novo ponto turístico da capital maranhense, que tem por objetivo incentivar o interesse científico dos cidadãos, além de receber visitas das escolas municipais. Durante o evento, o reitor e o prefeito de São Luís assinaram um convênio para transformar o Espaço em um local de rota turística para a cidade.

O reitor Natalino Salgado apontou a importância da inauguração na propagação da ciência entre crianças, jovens e adultos da capital. “Vamos ter visitação pública da população em geral. Aqui temos vários projetos de pesquisa multidisciplinar, mas a gente vai trabalhar a parte da física e, sobretudo, a astronomia. A nossa ideia é fazer uma parceria com o estado, com o município e com o governo federal para que até o ano que vem possamos concluir esse planetário, para que fique definitivamente pronto e possa servir à sociedade e, ao mesmo tempo, estimular o conhecimento e a ciência”, expressou.

A data escolhida para o evento não foi coincidência: 8 de julho também é o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, e a ocasião foi celebrada em razão dessa celebração tão importante para o País. O prefeito Eduardo Braide exaltou a narrativa científica nos tempos atuais. “Quero parabenizar toda a equipe da UFMA que entrega hoje para a comunidade, a população e os estudantes de São Luís esse espaço que vai fazer a diferença daqui pra frente. Muitos conhecem São Luís como a Ilha do Amor, a Jamaica Brasileira, a Capital do Bumba meu Boi, mas a partir de hoje ela também passa a ser a Ilha da Ciência”, discursou.

O evento promoveu uma mostra guiada para conhecimento das instalações do Espaço da Ciência e do Firmamento, composto por experimentos de eletricidade, de óptica, de mecânica, de termodinâmica e de óptica física, além do Planetário Digital. O prédio conta com um auditório para duzentas pessoas, salão de exposição de três mil metros quadrados, um planetário e um teatro digital fixo com capacidade para noventa pessoas. A construção da cúpula de projeção é o próximo passo a ser concluído para pleno funcionamento da iniciativa.

Segundo o professor Antonio Oliveira, coordenador do espaço, o intuito é demonstrar para a população que o campo científico é fundamental para o desenvolvimento do país. “A ideia do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário é que tenhamos uma mostra científica incentivando a população, em especial, os mais jovens, que o fazer científico é muito importante para o desenvolvimento do país, além de ser um espaço de divulgação e popularização da ciência local e das pesquisas científicas produzidas dentro dos câmpus da UFMA. Estamos motivados a transformar a ciência em um bem popular, assim como é o bumba meu boi para os maranhenses; e o futebol, para o povo brasileiro”, destacou Oliveira.

Para a coordenadora-geral de popularização da ciência, tecnologia e inovação, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Silvana Stonski, é necessário que o conhecimento científico ultrapasse os muros das universidades e alcance a comunidade leiga. “No ano em que a ciência foi tão divulgada, por causa da pandemia, iniciativas como essas são importantíssimas para nutrirmos em todos o conhecimento, popularizando, assim a ciência. Esse espaço é magnífico. Imaginem que as crianças, os adolescentes e pesquisadores da universidade estarão aqui dentro participando de diversos experimentos científicos, incluindo apresentações, oficinas, lançamento de foguete, planetário, entre outras atividades. Quero agradecer a oportunidade e dizer que o MCTI está de portas abertas para a UFMA”, ressaltou a coordenadora-geral de popularização da ciência, tecnologia e inovação, Silvana Stonski.

Além do reitor, estiveram presente na cerimônia o vice-reitor Marcos Fábio; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano Costa; a coordenadora geral de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações (MCTI), Silvana Copceski Stoinski; o secretário municipal de turismo, Saulo Santos; o secretário municipal de educação, Marco Moura; pró-reitores, superintendentes, docentes, discentes e técnicos-administrados da UFMA.

Informações e foto: Ascom Ufma

0 comentários:

Postar um comentário